Este dado vem do Global Download Report publicado pela empresa Pando Networks, que fornece estrutura para download de jogos, vídeo e software. O estudo, conduzido de 1° de janeiro a 30 de junho de 2011, rastreou as velocidades de download de 21 milhões de jogadores ao redor do mundo. A maioria dos gamers com os quais a Pando trabalha são do tipo MMO/free-to-play, como League of LegendsLord of the Rings Online.

As descobertas mais interessantes estão listadas no infográfico a seguir. Ele usa a unidade KBps (kilobytes por segundo), enquanto nós estamos acostumados a kbps (kilobits por segundo) – basta saber que 1KBps = 8kbps. Entre as dez cidades com download mais lento, seis são do Brasil: Itapema (SC), Varginha (MG), Petrópolis (RJ), Rio Branco (AC), Feira de Santana (BA) e Catanduva (SP), todas com velocidade média de download em cerca de 500kbps.

O Brasil, no entanto, não está entre os cinco países com o download mais lento: dos 223 países pesquisados, estamos em 163° lugar. A velocidade média de download, no Brasil, é de 840kbps. Do outro lado do espectro, está a Coreia do Sul: além de ter a maior velocidade média de download (17,6 Mbps), entre as dez cidades com maior velocidade média, oito são coreanas.

Vale notar que a Pando obteve estes números sem corroboração de terceiros, então estamos acreditando na palavra deles quanto à veracidade deste estudo. Um representante da Pando me disse que os usuários da rede deles podem ser um pouco mais rápidos que a média, já que usam mais compartilhamento P2P.

Você encontra mais dados nos links a seguir, cortesia do Ars Technica, e no infográfico abaixo (versão maior aqui).

Mapa interativo com velocidade média de download por país

Velocidade média de download por país (planilha)

Tabelas com principais informações

Release à imprensa

Post atualizado para considerar a diferença entre KBps e kbps. Obrigado, César!