_Eletrônicos

Venda de aparelhos elétricos com plugue antigo está proibida

Existem padrões de tomada demais no mundo. E o Brasil resolveu adotar mais um padrão, que não existe em qualquer outro país do mundo (exceto a África do Sul). As tomadas antigas já foram proibidas em janeiro, forçando-nos a comprar aparelhos e adaptadores com o “tridente do capeta“. Agora, os plugues antigos estão proibidos também: […]

Existem padrões de tomada demais no mundo. E o Brasil resolveu adotar mais um padrão, que não existe em qualquer outro país do mundo (exceto a África do Sul). As tomadas antigas já foram proibidas em janeiro, forçando-nos a comprar aparelhos e adaptadores com o “tridente do capeta“. Agora, os plugues antigos estão proibidos também: aparelhos elétricos com plugues fora do padrão não podem mais ser vendidos. Se a loja for pega vendendo, pode levar multa de até R$1,5 milhão.

A proibição vale a partir de 1° de julho. O novo padrão foi adotado em 2000, mas só nos últimos anos o Inmetro passou a deixar claro que o padrão seria mudado. Novas casas são obrigadas a ter o novo padrão desde 2006. E a venda de aparelhos com plugue fora do padrão já tinha prazo há tempos: julho de 2011. Mesmo assim, a notícia nos pega de surpresa.

A ideia do Inmetro é aumentar a segurança em casa, evitando choques elétricos e incêndios. Como a tomada é voltada para dentro, e o plugue só recebe energia quando encaixado no fundo da tomada, o novo padrão parece mais seguro. Só que é um gasto a mais – com novas tomadas e adaptadores caros – que realmente não precisávamos ter.

O novo padrão envolve dois tipos de plugue: um com dois pinos e outro com três. O terceiro pino serve para aterramento, coisa que casas e edifícios antigos geralmente não têm. A espessura do pino também varia – 4mm ou 4,8mm de diâmetro – dependendo da corrente elétrica exigida pelo aparelho. Pelo menos o adaptador do padrão novo para tomadas antigas é barato, né? [Folha]

Sair da versão mobile