Vendas de smartphone crescem sem parar; Apple e Samsung comemoram

Uma pesquisa da IMSResearch indica que, em 2011, 28% dos celulares vendidos mundialmente serão smartphones. Em outras palavras: 420 milhões de smartphones em um ano, e cada vez mais espaço em comparação aos celulares comuns. Com smartphones por 300 reais, nada mais natural, não? A pesquisa vai além e mostra que Apple e Samsung têm […]

Uma pesquisa da IMSResearch indica que, em 2011, 28% dos celulares vendidos mundialmente serão smartphones. Em outras palavras: 420 milhões de smartphones em um ano, e cada vez mais espaço em comparação aos celulares comuns. Com smartphones por 300 reais, nada mais natural, não? A pesquisa vai além e mostra que Apple e Samsung têm motivos de sobra para fechar o ano com um sorriso de orelha a orelha, enquanto a Nokia precisa urgentemente se reinventar.

A IMSResearch fez um comparativo entre o primeiro trimestre de 2010 e o primeiro trimestre de 2011 das principais fabricantes de smartphones. O salto da Samsung é impressionante: de míseros 3%, a empresa tem agora 13% de participação. Segundo a pesquisa, a família Galaxy é uma das principais razões do sucesso — hoje mesmo os coreanos anunciaram que já venderam nada menos do que 5 milhões de Galaxy S II (e o aparelho ainda não chegou aos EUA).

Já Apple, que já tinha 16% do mercado, aumentou três pontos percentuais em sua participação, e já mira a Nokia — vale lembrar que 16,2 milhões de iPhones foram vendidos no primeiro trimestre de 2011. Os finlandeses tomaram um tombo impressionante: de 40% de marketshare em 2010, restam agora apenas 24%. Os péssimos resultados trimestrais e a baixa venda de smartphones colocaram a empresa em situação delicada — a agência Moody’s rebaixou a fabricante, que ficou mais perto do status de “não investível”. A RIM também perdeu 5 pontos percentuais do mercado e está bem ameaçada pela Samsung.

No resumo: Samsung e Apple têm tudo para substituir Nokia e RIM nos próximos anos, duas empresas que tiveram por quase uma década o mercado de smartphones nas mãos. E esse mercado é cada vez maior. Entre outras empresas que investem em smartphones, a LG cresceu, mas chegou aos 4%, e a Motorola, que esboçou uma grande reação com o Android, estacionou nos 4% e de lá não saiu. Já a HTC atingiu bons 10% de mercado — talvez seja a hora de investir no Brasil, não? [via TechCrunch]

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