_Eletrônicos

Nokia vendeu mais Lumias do que esperava no fim do ano, mas ainda está longe dos concorrentes

As vendas dos Lumia vão bem, obrigado. É o que diz a Nokia, que afirma que seus Windows Phones venderam mais do que o esperado e podem ter chegado a 4,4 milhões no último trimestre do ano passado. Isso indica que o Lumia 920 e o 820 podem ter sido bem recebidos pelo público – […]

Lumia 920

As vendas dos Lumia vão bem, obrigado. É o que diz a Nokia, que afirma que seus Windows Phones venderam mais do que o esperado e podem ter chegado a 4,4 milhões no último trimestre do ano passado.

Isso indica que o Lumia 920 e o 820 podem ter sido bem recebidos pelo público – eles foram lançados em novembro.

No trimestre anterior, antes da chegada deles ao mercado, a Nokia vendeu apenas 2,9 milhões de Windows Phones, e saiu do top 5 em vendas de smartphones. Ainda não há números das concorrentes para saber se a Nokia conseguiu reverter isso.

A Nokia tem outros aparelhos além dos Lumias: a linha Asha, aqueles dumbphones que têm algumas funções de smartphones, venderam 9,3 milhões no último trimestre, enquanto os aparelhos com Symbian continuam em queda e ficaram em 2,2 milhões de unidades – enfim foram ultrapassados pelos Lumias. A Nokia vendeu ao todo 86,2 milhões de celulares no período, incluindo na conta também outros dumbphones.

Este marca o primeiro ano do Nokia Lumia no mercado, que chegou a um total de 14,3 milhões de unidades vendidas até hoje. Para efeito de comparação, é importante lembrar que Apple e Samsung venderam mais de 30 milhões de smartphones no último trimestre fiscal. Ou seja, o caminho ainda é longo.

A boa notícia para a finlandesa é que o relatório preliminar dos ganhos do último trimestre de 2012 apontam que a divisão de Dispositivos e Serviços tiveram uma “rentabilidade básica”, ao contrário das previsões da própria Nokia que acreditava em grandes perdas. Mas esses resultados ainda não são os finais: estes serão apresentados nas próximas semanas. Aí saberemos se a Nokia está conseguindo reverter o prejuízo dos últimos trimestres. [Nokia via The Verge]

Sair da versão mobile