Não, isso não faz parte de algum livro do Dan Brown. O pesquisador Silvano Vinceti – presidente do comitê nacional do patrimônio cultural italiano – encontrou um código secreto na Mona Lisa após escanear seus olhos. Um código que pode revelar sua misteriosa identidade:

Leonardo sempre foi perspicaz ao usar códigos e símbolos para passar mensagens escondidas, então ele queria que nós descobríssemos a identidade da modelo usando seus olhos, que ele acreditava ser a porta para a alma e um dos grandes meios de comunicação.

Invisível ao olho nu e pintada de branco e marrom esverdeado, as iniciais LV estão na pupila do olho direito da Mona Lisa, que representam obviamente as iniciais de Leonardo. Mas o que encontramos na pupila esquerda é ainda mais interessante.

As outras letras são B ou S – mas o pesquisador indica que podem ser C ou E. Essas letras podem ser a pista necessária para finalmente descobrir a identidade da dona desse místico sorriso, que é alvo de um enorme mistério há centenas de anos. Outra dica secreta descoberta embaixo da ponte no fundo – mais especificamente, abaixo do arco da direita – é um número minúsculo: Vinceti acredita que seja 72 ou L2.

Alguns acreditam que a Mona Lisa era Lisa Gherardini, uma mulher casada com um comerciante da Florença. Vinceti diz que isso não é verdade, usando como base outra pista encontrada na pintura: O número 149 seguido de um dígito apagado que, segundo o pesquisador, indica que Leonardo pintou a obra na década de 1490, durante sua estadia na corte do Duqe Ludovico Sforza, em Milão.

Agora, o pesquisador precisa usar esses códigos secretos para finalmente resolver o mistério por trás da pintura mais famosa do mundo. Antes que ele seja assassinado por agentes do Vaticano. [Il Giornale]