_Espaço

Telescópio Hubble revela como era nossa galáxia há 11 bilhões de anos

Há 11 bilhões de anos, não havia humanos para tirarem uma foto da Via Láctea. Então como podemos ver o passado? Usando dados de uma galáxia semelhante à nossa. Cientistas reconstruíram a Via Láctea do jeito que seria na época, usando uma imagem da galáxia M33 capturada pelo telescópio espacial Hubble. Eis a descrição feita pela equipe: […]

Há 11 bilhões de anos, não havia humanos para tirarem uma foto da Via Láctea. Então como podemos ver o passado? Usando dados de uma galáxia semelhante à nossa.

Cientistas reconstruíram a Via Láctea do jeito que seria na época, usando uma imagem da galáxia M33 capturada pelo telescópio espacial Hubble.

Eis a descrição feita pela equipe:

Esta é uma visão imaginária da jovem Via Láctea, e como ela teria sido há 11 bilhões de anos, vista a partir da superfície de um planeta hipotético. O céu noturno parece muito diferente do que hoje. O disco e bojo central da Via Láctea, cheios de estrelas, são menores e brilham menos porque a galáxia está em fase inicial de formação.

Os céus estão em chamas com uma tempestade de formação de novas estrelas. É possível vê-las no rosado brilhante de nebulosas, onde estrelas ainda estão dentro de seus casulos. As poucas estrelas visíveis no céu à noite são azuis e brilhantes, pois são jovens.

E esta é a Via Láctea nos dias de hoje. De acordo com os cientistas:

O céu noturno atual é dominado pelo brilho branco das estrelas de meia-idade ao longo da Via Láctea. A “poluição” interestelar de grossas camadas de poeira pode ser vista na longa faixa de estrelas. Elas estão intercaladas com algumas nebulosas rosadas, onde estão se formando estrelas. Milhares de estrelas aparecem como pontos de luz em todo o céu.

Mesmo que estas sejam apenas representações artísticas, é ótimo ver como a galáxia que chamamos de lar pode ser linda – só é preciso vê-la do lugar certo. [Hubble]

Sair da versão mobile