_Tecnologia

Veja este novo tipo de concreto absorver 4 mil litros d’água em um minuto

Um novo tipo de concreto feito pela empresa britânica de materiais Tarmac absorve instantaneamente litros e mais litros de água

Um novo tipo de concreto feito pela empresa britânica de materiais Tarmac absorve instantaneamente litros e mais litros de água — ao mesmo tempo prevenindo enchentes e conservando a água, já que ela continua seu ciclo e vai para o solo.

Chamado de Tarmac Topmix Permeable, trata-se de um pavimento de concreto super-poroso, projetado para remover água de tempestades e enchentes em estacionamentos, vias, calçadas e outras superfícies.

O material foi desenvolvido pela LaFarge Tarmac, que diz que a ideia faz parte de um “sistema de drenagem urbana sustentável”. A água entra pela camada superior de concreto permeável e então passa por seixos e vai até o solo, onde se torna água subterrânea.

Em 60 segundos, o Topmix Permeable pode drenar 4 mil litros de água, de acordo com um vídeo promocional da empresa.

A companhia diz que o concreto pode ser instalado em qualquer lugar para diminuir o risco de inundações, mas quem cogitar usá-lo deve antes fazer uma pesquisa no terreno para identificar crateras ou possíveis armadilhas, sejam elas em sentido literal ou figurado.

Uma limitação? Se o concreto for instalado em algum lugar frio, a água pode congelar, o que iria arruinar todo o sistema. O próximo desafio da empresa é construir uma versão do concreto poroso que possa se adaptar a climas frios.

Mesmo que relegada apenas a climas mais quentes por enquanto, uma calçada que engula poças sem levar junto nossos sapatos (ou, pior, nossos carros ou prédios) é uma ótima ideia.

[Tarmac via Tech Insider]

GIF via Tarmac YouTube

Sair da versão mobile