_Tecnologia

Vídeo de robô humanoide recriando expressões faciais é impressionante

Batizado de Ameca, robô será lançado no começo de 2022, mas as primeiras imagens divulgadas são espantosas

Imagem: Reprodução/YouTube

A empresa britânica Engineered Arts, impressionou os internautas ao mostrar seu novo robô Ameca nas redes sociais. Ele é muito semelhante aos seres humanos e, não à toa, é conhecido como humanoide.

A imagem do robô “acordando” revelada na terça-feira (1) deixou muita gente incrédula, e outros até assustados. Em seu anúncio, a empresa afirmou que “Ameca é o robô em forma humana mais avançado do mundo”.

Seus criadores dizem que ele pode servir de plataforma para o desenvolvimento de futuras tecnologias robóticas. Confira o vídeo:

Ainda não anda

Mas, apesar da alta tecnologia, o robô ainda não possui a habilidade de andar. Sequer tem a parte debaixo do tronco. Segunda a empresa, caminhar é uma tarefa difícil, mas está nos planos de desenvolvimento.

Seu lançamento oficial será na próxima Consumer Electronics Show (CES) 2022, marcada para janeiro, mas alguns detalhes do modelo já foram divulgados pela fabricante.

O robô pode ser utilizado para o desenvolvimento de tecnologias de inteligência artificial e machine learning. Ele possui hardware e software que permitem atualização constante, além de uma divisão em módulos.

Segunda a empresa, é possível ter apenas uma mão no braço do modelo, não há necessidade de ter o robô completo para funcionar. Ele ainda conta com conexão em nuvem, assim todos os dados do robô ficam disponíveis remotamente.

E o que acaba impressionado mais, Ameca tem movimentos suaves e realistas que buscam estabelecer um “relacionamento instantâneo com pessoas”, segundo a Engineered Arts.

Ainda não se sabe por qual valor o robô será vendido, mas a empresa garantiu que também estará disponível para aluguel e participação em eventos.

Sair da versão mobile