Normalmente drones não recebem crédito por salvarem vidas. Mas a polícia montada de Saskatoon (Canadá) relata que o drone deles ajudou a encontrar a vítima de um acidente de carro, salvando a vida do pobre rapaz.

Este parece ser o primeiro caso relatado de um UAV (veículo aéreo não-tripulado) desempenhando um papel direto na busca de uma pessoa ferida, que quase certamente teria morrido de outra forma.



Logo após a meia-noite, a polícia de Saskatoon recebeu uma chamada de emergência, envolvendo um capotamento de veículo em uma estrada remota.

Uma ambulância não conseguiu encontrar a vítima por táticas convencionais, como a busca em solo em um raio de 200 metros do acidente. Eles tentaram até cobrir uma área de 1km usando um helicóptero equipado com visão noturna – e nada.

A polícia então recorreu à ajuda de um drone, especificamente um Draganflyer X4-ES equipado com uma câmera infravermelho (FLIR).

Duas horas após o acidente, a polícia recebeu uma ligação da própria vítima, e com coordenadas GPS e os olhos infravermelhos do drone, eles foram capazes de encontrar o rapaz. Segundo a polícia:

Membros da equipe de Bombeiros e Resgate localizaram o motorista neste primeiro local, em posição fetal na base de uma árvore ao lado de um monte de neve. Ele estava inconsciente e foi rapidamente transportado pela equipe para a estrada, colocado em uma ambulância e levado para o hospital em Saskatoon. Sem o UAV e FLIR, a polícia só seria capaz de localizar o motorista após o amanhecer.

Ei, até que um céu cheio de drones da polícia pode ter um lado positivo. [RCMP via Draganfly]