_Natureza

Vídeos mostram detalhes da erupção do vulcão Anak Krakatau, na Indonésia

O vulcão Anak Krakatau, na Indonésia, entrou em erupção de uma maneira espetacular na sexta-feira (10), personificando o que muitos de nós que estamos confinados vínhamos sentindo há alguns dias. E embora seja melhor você não chegar perto dele, você pode ver a erupção nesses vídeos incríveis e se maravilhar com o poder da natureza. […]

Homem vê o vulcão Anak Krakatau em erupção no Sábado. Foto: Ronald Siagian/AFP/Getty Images

O vulcão Anak Krakatau, na Indonésia, entrou em erupção de uma maneira espetacular na sexta-feira (10), personificando o que muitos de nós que estamos confinados vínhamos sentindo há alguns dias. E embora seja melhor você não chegar perto dele, você pode ver a erupção nesses vídeos incríveis e se maravilhar com o poder da natureza.

De acordo com o Jakarta Post, a primeira erupção do vulcão, que fica na província de Lampung, começou na sexta-feira à noite às 21h58 na hora local. Ela lançou uma coluna de cinzas e fumaça de 200 metros de altura, com duração de um minuto e doze segundos. Uma segunda erupção ocorreu às 22h35, expelindo uma coluna de cinzas com 500 metros de altura e durando por 38 minutos e quatro segundos. A Agência Nacional de Desastres da Indonésia disse que a erupção continuou até a manhã de sábado.

Esta não é a primeira vez que Anak Krakatau entra em erupção nos últimos anos; na verdade, é mais uma erupção em muitas outras que já ocorreram. Uma mais notáveis ​​e terríveis ocorreu em 2018. Naquele ano, o vulcão entrou em erupção e criou um deslizamento de terra e um tsunami que atingiu o Estreito de Sunda sem aviso prévio. O evento matou 437 e deixou milhares de feridos ao longo da costa.

Nenhuma morte foi relatada como resultado dessa erupção. No entanto, o Post informou que alguns moradores que vivem na costa precisaram deixar suas casa após receberem alertas de autoridades.

Nos vídeos da erupção, você pode ver de perto o vulcão através de uma webcam na ilha. O primeiro vídeo, como explica o Volcano Discovery, é um time-lapse que mostra a erupção do começo ao fim. Começa com plumas de fumaça e magma antes de mudar repentinamente para explosões, bombas de lava (rochas derretidas ejetadas do vulcão) e fontes de lava. É muito legal de assistir, embora também seja aterrorizante.

Outro vídeo, capturado por uma câmera em um observatório próximo, mostra a erupção vista da costa. Este não tem tanta ação quanto o primeiro, embora você possa enxergar as nuvens de fumaça.

Anak Krakatau significa “Filho de Kratakau”, uma referência ao fato de que emergiu da caldeira do famoso vulcão Krakatau (ou Krakatoa, como ele também é conhecido). Em 1883, Krakatau entrou em erupção e causou devastação global, matando 36 mil pessoas. Segundo o Volcano Discovery, a maioria das pessoas morreu por causa dos enormes tsunamis desencadeados pela erupção. Além disso, a erupção também desencadeou um período de resfriamento global.

Sair da versão mobile