_Espaço

Foguete Grasshopper, da SpaceX, completa seu maior salto rumo ao espaço

O foguete reutilizável Grasshopper, da SpaceX, está subindo cada vez mais alto. Ele estabeleceu um novo recorde de altura, pairando a mais de 325 metros do chão para depois voltar para baixo e pousar, com total segurança, em sua base de lançamento. O recorde anterior foi de 250 metros, enquanto o primeiro voo durou apenas […]

O foguete reutilizável Grasshopper, da SpaceX, está subindo cada vez mais alto. Ele estabeleceu um novo recorde de altura, pairando a mais de 325 metros do chão para depois voltar para baixo e pousar, com total segurança, em sua base de lançamento.

O recorde anterior foi de 250 metros, enquanto o primeiro voo durou apenas três segundos, subindo a 1,8m em setembro passado. Para chegar a altitudes maiores, o foguete usa algoritmos de voo e pouso cada vez mais refinados.

O Grasshopper é um foguete de 49m que decola e aterrissa na vertical. Ele é composto por “um tanque do foguete Falcon 9, motor Merlin-1D, quatro pernas de pouso feitas de aço e alumínio com amortecedores hidráulicos, e uma estrutura de aço”.

Este foguete na verdade é uma plataforma de testes. Será possível aplicar seus resultados de voo nos foguetes reutilizáveis Falcon 9 e Falcon Heavy: ao reentrar na atmosfera terrestre, eles aguentam o calor e podem ser usados para outros lançamentos.

Tudo isso é o trabalho da empresa SpaceX, de Elon Musk. É mais um indício de que a exploração do espaço será feita, cada vez mais, pelo setor privado. Se você está se perguntando como nossos netos irão para os spas na Lua, provavelmente será bem parecido com isso. [YouTube]

Sair da versão mobile