Previsto para algum momento do ano que vem, o smartphone modular Project Ara do Google ganhou um novo protótipo funcional, e parece cada vez melhor.

O Project Ara é o smartphone modular que está sendo desenvolvido pelo Google. É mais ou menos como brincar de Lego com seu celular: troque a tela, a câmera, adicione uma bateria extra — faça o que quiser com ele trocando apenas alguns módulos.

O pessoal da Phoneblocks — que há anos trabalha em conceitos de smartphones modulares e está ajudando Google e Motorola na aventura — divulgou um vídeo mostrando mais ou pouco do aparelho em ação. Já vimos ele fazer boot antes, mas um protótipo funcional como esse é a primeira vez:

O vídeo começa com uma breve explicação sobre a criação dos módulos — o pessoal do NK Labs, nos EUA, cria todo o design de módulos e envia para uma fábrica produzir a peça. Ao retornar para o NK Labs, a peça é testada para ver se funciona como o desejado e então incluída em um dos módulos que fazem o smartphone funcionar. Depois disso, por volta dos 2 minutos, vemos o aparelho sendo montado e então em ação.

O Android inicia rapidamente, mas roda com alguns engasgos. Não tem problema. O Ara ainda está em desenvolvimento, e certamente há muito trabalho a ser feito antes de podermos comprar um smartphone e seus módulos. De qualquer forma, ele está melhor agora do que estava em junho, quando o Google não conseguiu fazer boot direito no aparelho.

Este protótipo será demonstrado em janeiro nos EUA e na Europa, e o lançamento final do Ara está previsto para algum momento de 2015. [Phoneblocks]