_Tecnologia

É por isso que a impressão 4D é tão legal

O exército dos EUA está investindo US$ 855.000 em impressão 4D. Mas por que essa tecnologia está gerando tanto alarde? Este belo vídeo ajuda a entender por que o 4D é tão emocionante. Neste caso, o que é a “quarta dimensão”? Basicamente, ela representa mudança. O 4D se refere a impressoras que criam objetos que […]

O exército dos EUA está investindo US$ 855.000 em impressão 4D. Mas por que essa tecnologia está gerando tanto alarde? Este belo vídeo ajuda a entender por que o 4D é tão emocionante.

Neste caso, o que é a “quarta dimensão”? Basicamente, ela representa mudança. O 4D se refere a impressoras que criam objetos que podem se transformar ao longo do tempo – e, em alguns casos, que podem até se montar automaticamente.

Este vídeo da Kinematics dá uma ideia do que isso pode significar na realidade. Nas palavras deles:

A Kinematics é um sistema para impressão 4D que cria formas complexas e dobráveis compostas por módulos articulados. O sistema fornece uma maneira de transformar qualquer forma tridimensional em uma estrutura flexível usando impressão 3D.

A principal vantagem, como o vídeo mostra, é que as formas podem ser impressas em um formato mais prático, e depois as estruturas podem ser dobradas em arranjos lindos, longos e fluidos.

Por enquanto, ainda estamos no início da impressão 4D. O app Kinematics, criado pelo Nervous System, permite gerar designs de colares e pulseiras com peças flexíveis, feitos em uma Makerbot. Mas a técnica tem potencial bem maior – é esperar para ver. [Kinematics via Boing Boing]

Sair da versão mobile