_Ciência

[Vídeo] Lula gigante viva é filmada no Oceano Pacífico pela primeira vez

Esta incrível criatura do mar é uma Architeuthis. Ou um Kraken, como os antigos vikings costumavam chamá-la. Sabíamos que o kraken não era uma criatura mítica: lulas gigantes como este já foram capturadas no passado, geralmente perto da superfície do mar, mas esta é a primeira vez que uma delas foi filmada vivo na natureza, nadando […]

Esta incrível criatura do mar é uma Architeuthis. Ou um Kraken, como os antigos vikings costumavam chamá-la. Sabíamos que o kraken não era uma criatura mítica: lulas gigantes como este já foram capturadas no passado, geralmente perto da superfície do mar, mas esta é a primeira vez que uma delas foi filmada vivo na natureza, nadando majestosamente a 630 m de profundidade.

Sua pele prateada brilha no escuro sob as luzes do submersível, enquanto ele olha desconfiado com seus gigantes olhos negros. De acordo com Tsunemi Kubodera, o líder da missão, o monstro do mar é mesmo incrível:

Ele brilhava e era tão bonito. Fiquei muito emocionado quando o vi em primeira mão, mas eu estava confiante de que iríamos vê-lo, porque nós pesquisamos rigorosamente as áreas onde poderíamos encontrá-lo, com base em dados anteriores. Pesquisadores de todo o mundo vêm tentando filmar a lula gigante em seus habitats naturais, mas todas as tentativas anteriores foram em vão.

E nosso amigo Jonnypartys em The Scuttlefish encontrou este vídeo do Architeuthis, exibido pela ABC News. Ele dura só alguns segundos, mas você pode ver o bicho tanto flutuando em paz como atacando o submarino.

O monstro ficou irritado, mas eu não o culpo. De acordo com Kubodera, eles vivem “em uma existência solitária, nadando por aí sozinhos no mar profundo. Eles não vivem em grupo, então quando eu o vi, bem, parecia-me que ele estava bem solitário.” Tadinho.

A lula gigante foi encontrada nas profundezas do oceano Pacífico por uma equipe de três cientistas japoneses, amontoados dentro de um submarino de pesquisa por 400 horas e 100 missões. A equipe localizou o monstro 15 quilômetros a leste da ilha Chichi, em um pequeno arquipélago a cerca de 240 km ao norte de Iwo Jima.

Kubodera conseguiu encontrar uma outra lula gigante no passado, mas não era uma Architeuthis – era uma Taningia danae. A Taningia – um monstro vermelho com oito braços – é um pouco menor do que o Architeuthis. Há um outro monstro que não foi filmado ainda, ainda maior do que a Architeuthis: a Mesonychoteuthis.

O vídeo completo será exibido pelo Discovery Channel para o final da temporada da série Curiosity. [Discovery via El Pais; YouTube via The Scuttlefish]

Architeuthis exibido em escala aproximada ao lado do Shinkai 6500, um famoso submersível japonês de pesquisa com 9,5 metros de comprimento

Comparação de tamanho

Sair da versão mobile