_Tecnologia

Esta máquina portátil de lavar roupa não precisa de eletricidade para funcionar

A Drumi é uma lavadora compacta que pode limpar até sete peças de roupa pequenas - ou três camisetas, ou uma calça jeans - sem a necessidade de uma tomada.

Apartamentos pequenos com áreas de serviço minúsculas não têm espaço o suficiente para uma boa máquina de lavar. Em alguns lugares, o inquilino é obrigado a usar lavanderias, ou a colocar uma máquina no banheiro. Foi por isso que Yi Jiang teve a ideia de criar uma lavadora de roupas compacta – e que não usa eletricidade.

A Drumi, da empresa canadense Yirego, é uma máquina de lavar portátil e compacta que pode limpar até sete peças de roupa pequenas – ou três camisetas, ou uma calça jeans – sem a necessidade de uma tomada. Então o que fornece energia? Você, é claro: basta colocar o pé no pedal.

Cada lavagem promete durar apenas cinco minutos: 1 a 3 minutos para o ciclo de lavagem, e 1 a 2 minutos para o enxágue. É possível usar sabão em pó ou líquido.

Com apenas 56 cm de altura, a Drumi cabe facilmente em um cantinho de apartamentos pequenos. Ela tem capacidade para cerca de cinco litros de água, e promete usar 80% menos água e sabão em pó que uma máquina comum.

Há uma válvula na parte inferior para drenar a água suja; basta pressionar um botão para ativá-la. Então, você continua pressionando o pedal para retirar o excesso d’água e pendurar a roupa.

Yi Jiang teve a ideia de criar esta máquina de lavar há alguns anos, como explica o blog da empresa:

O fundador Yi Jiang descobriu que muitos apartamentos e condomínios não têm áreas de serviço privativas. Em vez disso, os moradores são obrigados a usar lavanderias fechadas ou públicas, ou a lavar roupas à mão, ou a tentar espremer uma máquina pequena no banheiro. Todas estas opções têm os seus inconvenientes, e Jiang viu uma oportunidade de mudar a maneira como as pessoas lavam roupa em áreas urbanas.

Por que esta máquina de lavar não é automática? Na verdade, Jiang começou em 2012 com um protótipo elétrico, mas “à medida que ele começou a desenvolver o protótipo, ele quis canalizar sua criatividade e pensamento sustentável em algo mais inovador”. A Drumi foi premiada pelo Sustainable Design Awards em 2013; e deve ser 40% composta de material reciclado em sua versão final.

Infelizmente, levar este projeto ao mercado não é fácil. Por isso, a Yirego colocou a Drumi em pré-venda apenas para canadenses pelo equivalente a R$ 300 – o prazo de entrega é julho de 2016.

Em junho deste ano, a Yirego planeja lançar uma campanha de crowdfunding para arrecadar mais fundos. [Yirego via Design Taxi]


Imagens por Yirego

Sair da versão mobile