As massinhas de modelar são substâncias bastante estranhas, mas as massas magnéticas são como formas de vida alienígena. Não apenas elas podem se retorcer, esticar e comprimir de qualquer forma, como elas também conseguem devorar objetos magnéticos como uma ameba voraz, e tudo isso graças às leis do magnetismo.

O mestre dos efeitos visuais Joey Shanks usou timelapse para criar um vídeo impressionante da massa magnética em ação. Ele usou um imã bastante forte chamado neodímio e uma massa de modelar magnética.



1478495235568501648

Essa massinha contém diversas partículas de óxido de ferro, ou magnetita, com elétrons carregados negativamente. Os elétrons, com seus próprios campos magnéticos, estão distribuídos aleatoriamente dentro da massa de modelar. Mas quando o imã é aproximado, esses campos se alinham, fazendo a massinha se mover e envolver completamente o ímã.

Confira o vídeo abaixo para aprender sobre o processo de Shank e também a ciência do magnetismo. Mas o mais importante: veja a massa magnética devorar um monte de coisas. Às vezes, esse é um dos prazeres mais simples da vida. [YouTube]