Ontem vimos as primeiras imagens vazadas do que deve ser o Windows 9, com menu Iniciar e outros recursos. Agora, há um vídeo que mostra como este menu vai funcionar na próxima iteração do OS.

Este vídeo do WinFuture, um dos sites alemães que vazaram ontem as capturas de tela, mostra o que deve ser o menu Iniciar presente no Windows Technical Preview:

Ele é bastante parecido com o que a Microsoft demonstrou em abril: um menu dividido em duas partes, uma para programas desktop, outra para os blocos dinâmicos.

Clicando em “Todos os aplicativos”, aparece uma lista com seus programas instalados, tanto desktop como Metro. Você pode fixar (ou desafixar) blocos dinâmicos clicando com o botão direito, e organizá-los como quiser.

Também dá para alternar entre usuários e desligar o PC com botões na parte superior. O WinFuture também publicou uma imagem mostrando como funciona a busca no novo menu Iniciar:

Windows-9-Preview-Build-9834-1410478353-0-6

Mas se você gostar da tela Iniciar presente no Windows 8, tudo bem: você pode ativá-la nas configurações, como demonstra o vídeo.

Ele também mostra apps Metro rodando na área de trabalho, algo que a Microsoft também demonstrou em abril. Na barra de título, há um botão de reticências para abrir a barra com os comandos internos do app.

Ao clicar no ícone ao lado, surge um menu com as opções Pesquisar, Compartilhar, Configurações e outras, antes presentes na barra de Charms – ela será removida do desktop no próximo Windows, ficando disponível apenas em touchscreens.

Windows-9-Preview-Build-9834-1410439491-0-0

O vídeo também mostra que as janelas ganharam bordas extremamente finas, e alguns ícones (Desktop, Explorador de arquivos) estão mais próximos ao flat design da interface Metro. As imagens vazadas ontem também mostram uma central de notificações e as áreas de trabalho virtuais (ativadas por um botão na barra de tarefas, ao lado da lupa).

Você pode conferir mais imagens no WinFuture. A Microsoft deve lançar o Windows 9 em versão preview no final deste mês. [WinFuture via The Verge]