A Microsoft Research é decididamente uma das partes mais bacanas da Microsoft, com projetos curiosos como converter sua voz para outro idioma, ou controlar videogames usando apenas uma pulseira e suas mãos.

Desta vez, eles nos trazem o SketchInsight: você desenha comandos simples na tela e surgem gráficos, mapas e dados feito mágica. Apresentações com PowerPoint enfim ficarão interessantes!

Funciona assim: você desenha um “L” e o programa reconhece que você quer fazer um gráfico. Escreva os dados a colocar em cada eixo – “ano” e “população”, por exemplo – e o gráfico de linhas é preenchido automaticamente. Desenhe “Π”, e ele muda para um gráfico de barras.

Se você desenhar “┓”, surge um mapa interativo, onde você pode controlar as informações que surgem no gráfico – ver só a população da América do Sul, por exemplo.

E você ainda pode associar certos desenhos a conteúdos diferentes: por exemplo, desenhe uma pessoa na tela para exibir um gráfico de população; ou rabisque uma bateria para ver o consumo mundial de energia.

É uma forma agradavelmente simples de lidar com muitos dados. E à medida que empresas adotam o “big data” – prática de analisar e interpretar bases ridiculamente enormes de dados – será ótimo ter ferramentas como esta.

Claro, o SketchInsight ainda é um protótipo, então quaisquer preocupações que você tiver sobre ele (rabiscos são algo pouco profissional etc.) podem ser resolvidas no futuro. Ele estará em exibição no evento Microsoft TechFest, que ocorre esta semana. [YouTubeMicrosoft Research via The Verge]