Morcegos são os únicos mamíferos capazes de voar. E eles voam melhor do que pássaros: por exemplo, eles podem ficar suspensos no ar sem muito esforço.

Como eles conseguem tanta precisão em seus voos, e qual a diferença no voo de morcegos e pássaros? Destin, do canal Smarter Every Day no YouTube, foi até a floresta amazônica no Peru para ajudar a responder isto.

No vídeo, ele mostra morcegos voando em câmera lenta – pule para o ponto 2:00 – e isso ajuda a entender o que há de especial nesses ratos voadores.

Destin explica que os morcegos têm mais massa em suas asas; dessa forma, eles conseguem controlar o corpo inteiro usando a inércia de suas asas. Além disso, eles são mais ágeis do que pássaros, e conseguem controlar o formato de suas asas. E, claro, morcegos usam a ecolocalização, emitindo ondas ultrassônicas para detectar a posição e/ou distância de objetos.

O vídeo ainda inclui algumas cenas de uma asa robótica de morcego, desenvolvida na Universidade Brown para revelar os segredos do voo de morcegos, e várias piadas inevitáveis sobre Batman. Confira. [SmarterEveryDay]