Plutão é, inquestionavelmente, o planeta (anão) mais gótico do Sistema Solar. Suas luas geladas com temática de submundo são absoluta e espetacularmente assustadoras, e ainda assim nenhum de nós jamais vai vê-las pessoalmente. Ainda bem que um novo vídeo da NASA nos deu uma vista próxima e pessoal de nosso (antigo) planeta favorito. É quase tão bacana quanto a coisa de verdade.

• A melhor imagem da Grande Mancha Vermelha de Júpiter finalmente está entre nós
• Os astronautas vão encher o espaço sideral com todo tipo de fungos esquisitos

Usando dados da espaçonave New Horizons, da NASA, que notoriamente sobrevoou Plutão cerca de dois anos atrás, a agência espacial recriou as características mais dramáticas do planeta anão. No vídeo abaixo, o espectador sobrevoa a planície de gelo de nitrogênio — conhecida como Sputnik Planitia —, assim como os planaltos de Voyager Terra e Pioneer Terra. A oeste de Sputnik, temos um vislumbre da minha característica plutoniana favorita, uma cadeia de montanhas de gelo de metano conhecida como Cthulhu Regio. As cores da superfície e o relevo topográfico de Plutão foram exagerados para fazer com que as paisagens pareçam particularmente dramáticas.

Embora nós nunca conseguiremos pairar sobre Plutão na vida real, pelo menos podemos viver essa experiência indiretamente, por meio dessa espaçonave da NASA, atravessando o vazio. Parece gótico o bastante.

[NASA]

Imagem do topo: