Um sobrevoo de helicóptero em uma metrópole agitada pode parecer algo impressionante e dramático de se ver em um filme. Mas isso é caro, e quase impraticável para cineastas mais amadores.

Pelo menos, é o que achávamos até ver este fantástico vídeo de Paul Wex, que criou sobrevoos por várias cidades usando tanto o serviço de mapas Nokia Here, como também uma dose de paciência.

A Nokia oferece mapas 3D há dois anos, com imagens que parecem mais reais que no Google Earth. Eles usam imagens da C3 Technologies, empresa comprada em 2011 pela Apple. Você pode acessar os mapas 3D em here.com/3d sem instalar plugins: são 26 cidades disponíveis principalmente nos EUA, Europa e Austrália (infelizmente, nenhuma no Brasil).

Desta forma, Paul Wex pôde capturar grandes cidades como Nova York, Chicago, Toronto, Berlim, Londres e outras. Mas ele precisou ser meticuloso ao navegar pelos mapas e tirar screenshots das vistas aéreas em 3D, para depois reunir tudo no Final Cut Pro.

Com isso, Wex pôde montar vídeos incrivelmente convincentes, que você poderia jurar que vieram de algum equipamento caro com helicóptero – até você notar algum erro de renderização, é claro. Mas tente deixar isso de lado por alguns instantes e apenas aproveite o vídeo pelo que ele é. [Vimeo via Dvice]