Quer fazer uma queima de fogos cara, perigosa e fascinante na sua sala de estar? É fácil! Basta arranjar uma TV de plasma e, em seguida, ligá-la em 2.000 volts.

Bem, talvez você não queira fazer isso, porque você não é louco. Felizmente, o usuário Aussie50 do YouTube é maluco, por isso ele filmou a bizarra experiência e publicou para todos verem.

Então, basta sentar, assistir, e admirar a glória da destruição. No replay. A diversão começa no ponto 3:30 do vídeo:

A destruição da tela é fácil de entender: painéis de plasma usam pequenas células contendo gases ionizados, ou seja, que possuem carga elétrica. Aplique um choque de 2.000V, e a carga elétrica em excesso destruirá a tela aos poucos.

Este é um caso extremo de burn-in, ou seja, de marcas permanentes na tela. Isso manchou a reputação das TVs de plasma; as gerações mais recentes abordaram esse problema, mas obviamente elas não esperavam por um choque tão forte assim!

Aussie50, conhecido como “Ed” na vida real, diz receber várias TVs de plasma que não funcionam mais direito. Um dos hobbies dele é documentar a reciclagem de equipamentos eletrônicos – um bom destino para o e-lixo – e “destruir tudo o que não é útil ou consertável”, como estas TVs.

E esta não é a primeira vez que ele faz isso: na descrição do vídeo, ele aponta para quatro outras tentativas de destruir TVs de plasma da LG, Samsung e JVC. Então me diga, qual você acha melhor: o vídeo acima ou este aqui? [Aussie50 via Reddit]