_Smartphones

Smartphone dobrável supostamente da Xiaomi aparece em vídeo vazado — e ele é bem legal

Queira você ou não, os smartphones dobráveis estão chegando. A Samsung exibiu um protótipo de seu futuro telefone flexível durante sua conferência de desenvolvedores em novembro de 2018, e a Royole lançou o FlexPai antes mesmo disso. LG e Huawei também estariam trabalhando em seus próprios dispositivos dobráveis. Porém, entre todos os vazamentos e rumores, […]

Evan Blass

Queira você ou não, os smartphones dobráveis estão chegando. A Samsung exibiu um protótipo de seu futuro telefone flexível durante sua conferência de desenvolvedores em novembro de 2018, e a Royole lançou o FlexPai antes mesmo disso. LG e Huawei também estariam trabalhando em seus próprios dispositivos dobráveis. Porém, entre todos os vazamentos e rumores, esse vídeo misterioso de um smartphone inédito com tela dobrável pode ser o exemplo mais empolgante da tecnologia até agora.

(“Não posso falar da autenticidade deste vídeo ou dispositivo, mas ele é supostamente feito pela Xiaomi, me disseram. Um novo telefone ou um deepfake?”)

De acordo com um vídeo publicado no Twitter por @evleaks, o dispositivo sem nome foi possivelmente produzido pela gigante chinesa Xiaomi, e, a partir das imagens, parece ser bem legítimo. Há rumores de que o Google se juntou a um parceiro “incomum” para fazer um dispositivo ainda não lançado, e, com o que parece ser uma versão chinesa do Google Maps rodando na tela, é possível que seja isso. Mas o que é ainda mais importante do que a simples existência de mais um dispositivo de tela flexível é a forma como esse gadget em particular de fato se dobra.

Em vez de apresentar duas metades que podem ser abertas para criar uma tela maior, como o protótipo da Samsung (ou mesmo o Axon M, de tela dupla), esse misterioso vídeo mostra um design triplo, com uma área de exibição central no meio, e abas em ambos os lados que podem ser dobradas para trás conforme necessário.

O uso de duas dobras em vez de uma oferece uma vantagem significativa porque, normalmente, quando você dobra uma tela de proporção 16:9 ou 18:9, você acaba com algo quadrado. Isso muitas vezes o deixa com um monte de espaço desperdiçado ao assistir a filmes, além de um layout estranho ao fazer todo o resto que um smartphone faz, considerando que os telefones ainda são baseados, em grande parte, em telas com dimensões widescreen.

Ignore a interrupção no meio por um segundo e veja só o problema de simplesmente dobrar uma tela widescreen comum como a ZTE fez no Axon M. Foto: Sam Rutherford (Gizmodo)

Embora esse dispositivo misterioso não pareça ter uma proporção exata de tela de 16:9 quando totalmente desdobrado, ele parece muito menos pesado do que qualquer dispositivo de tela flexível que já vimos. Além disso, a ação de dobrar o smartphone parece bastante suave e não apresenta qualquer oscilação ou lag, muitas vezes visto em hardwares menos avançados. Sério, esse negócio parece muito bom.

Dito isso, há algumas preocupações que este e outros telefones de tela dobrável terão que resolver. O primeiro é o de duração da bateria, porque, com toda essa tela extra, mesmo as baterias de 4.000 a 4.200 mAh encontradas em telefones como o Galaxy Note 9 e o Huawei Mate 20 Pro podem não ser suficientes para suprir um dia inteiro de uso.

Quanto a esse dispositivo específico, há também pequenos detalhes como as pequenas saliências em cada dobra, que podem ser vistas mesmo quando a tela do gadget está totalmente aberta. Isso parece ser resultado da tela dobrável do telefone não ficar completamente plana quando aberta, o que poderia ser mais perceptível e, portanto, irritante quando visto em melhor iluminação.

Além disso, embora alguns milímetros extras geralmente não sejam um grande problema, com uma tela que se dobra em ambos os lados e, presumivelmente, algumas entranhas e uma bateria atrás da parte do meio, este smartphone sem nome pode acabar sendo seriamente espesso.

Mas, por ora, nada disso realmente importa. Esse negócio parece maneiro, e eu só quero saber mais detalhes sobre ele e quando será disponibilizado — presumindo que seja real, claro. Para aqueles que se encontram céticos em relação a telefones com tela dobrável, talvez esse dispositivo seja o divisor de águas.

Sair da versão mobile