Dag Kittlaus, um dos criadores da assistente pessoal Siri, vem preparando uma concorrente chamada Viv e realizou a primeira demonstração pública no evento TechCrunch Disrupt NY.

>>> Assistente de voz entende questões complexas e é mais rápido que Google Now

A Viv é projetada para se integrar perfeitamente com apps de terceiros. A inteligência artificial foi capaz de enviar dinheiro via Venmo (do PayPal), reservar um quarto através do Hotels.com, e chamar um carro do Uber – tudo de forma rápida e sem problemas aparentes.

viv uber
“Preciso de um carro para seis pessoas saindo do meu escritório até o Madison Square Garden”

viv venmo
“Envie 20 dólares para Adam pelas bebidas de ontem à noite”

Onde a Viv realmente brilha é ao analisar questões complexas. Kittlaus perguntou: “vai passar dos 20 graus perto da ponte Golden Gate após as 17h do dia depois de amanhã?”, e a Viv foi capaz de responder com a previsão do tempo.

Kittlaus descreve o cérebro da Viv como um “software que escreve a si próprio”. Em 10 milissegundos, ela escreveu um programa de 44 passos para entender todos os detalhes dessa última pergunta complexa.

Isso lembra o assistente Hound, da SoundHound, que consegue responder perguntas complexas de forma bem rápida e também realizar algumas ações – achar um restaurante no Yelp, reservar um quarto de hotel com o Expedia, ou chamar um Uber. Ele foi aberto ao público em março, e está disponível nos EUA para iOS e Android.

A equipe da Viv Labs vem trabalhando na assistente deles há mais de quatro anos, e, embora Kittlaus tenha prometido lançar integrações com a Viv “ainda este ano”, ainda não temos detalhes de quando ela estará disponível ao público.

No início do mês, o Washington Post disse que Google e Facebook fizeram ofertas para comprar a Viv. Kittlaus não quis comentar esses rumores.

[TechCrunch]

Foto por Noam Galai/TechCrunch/Flickr