_Smartphones

Um passo a passo em vídeo pela interface de gestos do Jolla

O smartphone Jolla foi lançado na semana passada, na Finlândia, e seu maior diferencial é a interface por gestos. Mas como ela funciona? Estes vídeos ajudam a entender melhor. O aparelho roda Sailfish OS, sucessor do MeeGo, e ele dispensa botões físicos. Você faz tudo deslizando a partir das bordas do aparelho. (Especificações aqui.) Para […]

O smartphone Jolla foi lançado na semana passada, na Finlândia, e seu maior diferencial é a interface por gestos. Mas como ela funciona? Estes vídeos ajudam a entender melhor.

O aparelho roda Sailfish OS, sucessor do MeeGo, e ele dispensa botões físicos. Você faz tudo deslizando a partir das bordas do aparelho. (Especificações aqui.)

Para desbloquear o aparelho, toque duas vezes na tela – como no Nokia N9! – ou pressione o botão liga/desliga. Para bloqueá-lo, deslize a partir da borda superior (ou aperte o botão power de novo).

Você começa na tela de bloqueio: deslize para cima, e você verá seus apps abertos. Deslize mais uma vez para abrir a gaveta de apps.

Ao abrir um app, você provavelmente não verá botões na interface. Onde está o menu? Ele fica escondido na borda superior: para ativar o “pulley menu”, basta deslizar de cima para baixo.

Dependendo do app, você pode navegar deslizando para os lados. Por exemplo, nas configurações, volte deslizando para a esquerda; e confirme uma opção deslizando para a direita.

Minimize apps deslizando a partir da borda direita (ou esquerda). Ao segurar o dedo, você ativa o Peek: ele exibe a hora, status do sinal e bateria, mais os seus apps abertos:

Se você deslizar da borda inferior, vai encontrar a tela de Eventos: ela reúne as notificações de apps, ligações e mensagens, e permite acesso rápido ao Twitter e Facebook.

Para fechar um app, você desliza a partir da borda superior (algo semelhante ao Windows 8). Também é possível fechá-los na tela de multitarefa:

O navegador exibe páginas em tela cheia, mostrando ou exibindo a barra de botões na parte inferior. Para acessar a barra de endereços, é preciso tocar em um botão:

O copiar e colar funciona de um jeito bem esperto: quando você seleciona um texto, ele já é automaticamente copiado para a área de transferência. Para colar, basta tocar um botão:

Até atender uma ligação é diferente: deslize para cima para atender; deslize para baixo e deixe no silencioso, responda por SMS ou recuse a ligação.

O Jolla é o primeiro smartphone a rodar Sailfish OS. Ele possui um SDK para desenvolvedores criarem apps, mas é compatível com apps de Android. O Google Play não está disponível no aparelho, mas temos aqui a Yandex.Store, com 85.000 apps. O aparelho também usa o HERE Maps, da Nokia.

Por enquanto, o Jolla é uma exclusividade da Finlândia. Lá, ele custa €399 (cerca de R$ 1.250). Ainda não há previsão de lançamento em outros países. [YouTube]

Sair da versão mobile