_Ciência

Vídeos inéditos do interior de uma colmeia mostram abelhas trabalhando em conjunto

Vídeos mostram abelhas trabalhando dentro de uma colmeia, revelando comportamentos familiares e desconhecidos.

Uma abelha operária dentro de uma célula da colmeia. Gif: P. Siefert et al., 2020/PLOS One/Gizmodo

Você já se perguntou como é ser uma abelha? Esses novos vídeos de uma colmeia darão a você uma boa noção.

Novas imagens extraordinárias mostram abelhas trabalhando dentro de uma colmeia, revelando comportamentos familiares e desconhecidos, de acordo com uma nova pesquisa publicada na PLOS One. Usando câmeras especiais, os cientistas, liderados por Paul Siefert da Goethe-Universität, na Alemanha, puderam observar como as abelhas europeias (Apis mellifera) limpavam seus arredores, tendiam a desenvolver larvas e até mesmo se engajavam em comportamentos canibais associados à higiene da colmeia.

A nova filmagem é útil para a ciência e para os cientistas, mas outros também podem se beneficiar com a pesquisa.

“Com nossos vídeos, queremos trazer os processos de uma colônia de insetos sociais em pleno funcionamento para as salas de aula e casas, facilitando a consciência ecológica nos tempos modernos”, disse Siefert em um comunicado da PLOS One. “Incentivamos o uso não comercial de nosso material para educar os apicultores, a mídia e o público e, por sua vez, chamar a atenção para o declínio geral da biomassa e da diversidade de insetos.”

De fato, esses importantes polinizadores têm sofrido nos últimos anos, com populações em constante declínio por razões que não são totalmente claras.

As ações de uma abelha melífera individual, embora importantes, não significam muito. O que importa é a ação coletiva de toda a colônia, pois são insetos eussociais. Uma única abelha não poderia viver sozinha, mas a colmeia depende das ações cooperativas das abelhas individuais e da distribuição do trabalho. É por esse motivo que os insetos eussociais, incluindo cupins e formigas, são chamados de “superorganismos”. O fato de nós, como humanos, podermos nos identificar com esses insetos torna o estudo dos insetos eussociais ainda mais atraente.

Uma visão da estrutura de gravação. Crédito: P. Siefert et al., 2021/PLOS One

As abelhas individuais passam muito tempo fazendo ninhos, procurando comida, cuidando do
desenvolvimento dos filhotes, mantendo as coisas limpas e organizadas e, quando necessário, defendendo a colmeia de intrusos. Muitas dessas atividades acontecem dentro da colmeia, mas por razões óbvias não é fácil para os cientistas documentar esses comportamentos. É aí que entra a nova pesquisa.

“Em um projeto anterior, meus colegas e eu investigamos os efeitos dos inseticidas no cuidado das crias das abelhas dentro da colônia, usando gravações de vídeo de longo prazo”, disse Siefert. “Como havia grande interesse em meus vídeos de desenvolvimento de abelhas em células da colmeia por parte da comunidade científica e do público, decidi publicar mais vídeos comportamentais que também foram gravados durante esse tempo.”

Para isso, Siefert e seus colegas procuraram registrar o comportamento das abelhas dentro de segmentos, e até mesmo dentro de células individuais da colmeia. Para fazer isso, os cientistas cortaram colmeias e as colocaram contra painéis de vidro. Isso permitiu perspectivas laterais das células localizadas mais ao fundo, proporcionando uma visão única das abelhas e suas atividades. Siefert disse que sua equipe foi capaz de “visualizar comportamentos dentro das células da colmeia” que normalmente são “difíceis de ver e, até recentemente, eram descritos principalmente por meio de textos e desenhos, que não tinham a dinâmica das imagens em movimento”.

Os vídeos mostram uma série de comportamentos, como a rainha pondo seus ovos, a eclosão de embriões, o casulo de larvas e abelhas cuidadoras supervisionando e alimentando a ninhada em desenvolvimento. As abelhas operárias podem ser vistas trabalhando duro, construindo novas seções da colmeia e remendando áreas que precisam de reparo, em alguns casos usando material do ninho existente para retrabalhar os favos.

Eles registraram vários comportamentos relacionados à higiene, como cuidados individuais, limpeza de superfícies e canibalismo (as abelhas às vezes removem e/ou consomem crias anormais para impedir a disseminação de doenças e parasitas).

Comportamentos nunca antes vistos incluem abelhas cuidadoras realizando alimentação boca a boca com larvas, juntamente com esforços para manter uma temperatura ideal dentro das células em preparação para a chegada dos embriões.

Siefert disse que ficou fascinado pelas abelhas melíferas e como elas “são capazes de escolher a decisão benéfica para a colônia”, e ele se pergunta como elas “percebem seus arredores e informações, e se suas ações são baseadas no aprendizado ou instinto”.

Pensando no futuro, Siefert e seus colegas esperam usar a mesma técnica para descobrir como as abelhas são capazes de determinar o momento certo para coletar e entregar um ovo em desenvolvimento.

Você pode conferir os vídeos aqui.

Sair da versão mobile