A angústia que sentimos ao assistir vídeos gravados na vertical será menor a partir de agora, pelo menos no YouTube. O serviço anunciou hoje (23) durante a Vidcon, evento de mercado de vídeos online, que a atualização do aplicativo para iOS e Android virá com um modo de exibição em tela cheia adaptável. Em vez de mostrar o vídeo com as barras pretas do lado, o conteúdo irá se ajustar à tela do seu smartphone ou tablet.

• Como encontrar quase tudo no YouTube
• Nove aplicativos web que podem substituir os programas de desktop

Os vídeos sempre serão exibidos na proporção em que foram gravados, seja em 16:9, 3:2 ou 4:3, por exemplo. Nesses casos, a caixa de reprodução será adaptada na interface antes de pular para o modo tela cheia. O YouTube não deu nenhuma palavra sobre alterações na web, então assistir vídeos gravados na vertical pelo desktop ainda será um pouco doloroso.

Em tempos de Instagram Stories, Snapchat e vídeos quadrados do Facebook, era uma questão de tempo essa adaptação. A alteração será liberada aos poucos para os usuários, com as novas versões dos aplicativos.

Além da mudança de visualização, os usuários verão em breve uma nova maneira de compartilhar de vídeos. A partir de agora a plataforma também terá um mensageiro embutido, que funcionará de forma bem parecida com o Direct do Instagram. A nova
ferramenta de compartilhamento chegará primeiro na América Latina, nas próximas semanas.

[YouTube]