Os vídeos do Instagram acertaram em cheio o Vine, e o serviço de vídeos curtos perdeu popularidade nas últimas semanas. Mas isso trouxe algo bom para nós: o Vine decidiu se mexer.

Nas últimas semanas, o app para Android finalmente ficou aceitável (ele foi lançado cheio de bugs e com poucos recursos). E uma atualização disponibilizada ontem dá aos usuários do sistema do Google algumas coisas que já estão no iOS há algumas semanas: canais e a função “revine”.

O “revine” é o retweet do Vine. Com ele, você pode compartilhar um vídeo bacana com outros amigos – é exatamente o RT, você só precisa apertar um botão. Já os canais separam vídeos de diferentes temas para ajudá-lo a encontrar o que há de melhor: você pode ver só vídeos curtos de humor, de cães, gatos, ou bizarrices, entre outras coisas.

A câmera foi melhorada também, e você pode colocar uma grade para ajudar na gravação, assim como definir o foco do vídeo e exibir um “fantasma” da sua gravação anterior (ajuda muito na hora de um vídeo mais elaborado). E, por fim, um recurso exclusivo do Android: o Vine agora ganhou um widget para ser colocado na sua tela inicial e acionar diretamente a câmera – gravar seus vídeos curtos vai ficar ainda mais rápido.

widgetcameravineCapture é o Widget de acesso rápido à câmera do Vine

Outra boa notícia é que o Vine vai ganhar app oficial para Windows Phone 8 – o anúncio foi feito ontem pela Nokia durante o lançamento do Lumia 1020, mas a data específica de lançamento não foi confirmada. Ainda assim, é mais do que o Instagram, que ainda não está oficialmente no WP8.

É bom ver o Vine se mexer após o forte golpe que sofreu com o lançamento dos vídeos do Instagram – e vale lembrar que há quem diga que há espaço para os dois sobreviverem. Você usa o Vine? O que achou dos novos recursos? [Google Play via The Next Web]