Vírus que destrói células doentes se torna arma em potencial contra câncer

O estudo, apesar de pequeno, mostrou resultados positivos, com um dos voluntários apresentando remissão da doença
Vírus que destrói células tumorais se torna arma em potencial contra câncer
Imagem: National Cancer Institute/Unsplash/Reprodução

Cientistas britânicos estão trabalhando em um novo tratamento contra o câncer que utiliza vírus enfraquecido no combate de tumores. O estudo feito pelo Instituto de Pesquisa do Câncer do Royal Marsden NHS Foundation Trust, no Reino Unido, obteve bons resultados, com um dos voluntários apresentando remissão da doença.

O vírus utilizado no estudo foi o Herpes simplex, responsável pela herpes. O patógeno foi geneticamente modificado e depois injetado diretamente nos tumores dos pacientes. É esperado que o vírus se multiplique dentro das células cancerosas e as destrua, ao mesmo tempo em que ativa o sistema imunológico.

Cerca de 40 pessoas com diferentes tipos de câncer participaram do estudo. Alguns receberam apenas a injeção de vírus, chamada RP2, enquanto outros tiveram o tratamento combinado ao medicamento nivolumab.

Os resultados foram positivos. Três em cada nove pacientes tratados com RP2 tiveram redução de seus tumores. Sete dos 30 pacientes que receberam RP2 junto ao nivolumab também se beneficiaram do tratamento, sendo que seis desses permaneceram livres da progressão da doença durante 14 meses.

Um dos casos mais notáveis foi do britânico Krzysztof Wojkowski, de 39 anos, diagnosticado em 2017 com carcinoma mucoepidermoide (tipo de câncer na glândula salivar). Todos os tratamentos já haviam sido testados e os médicos informaram que as opções para o homem estavam esgotadas. Porém, ele entrou no estudo em 2020 e apresentou remissão completa da doença.

Os resultados são referentes a primeira fase da pesquisa, que procurava principalmente testar a segurança do tratamento contra o câncer. O saldo positivo surpreendeu e empolgou os pesquisadores, mas estudos maiores são necessários para comprovar a eficácia da injeção RP2.

Carolina Fioratti

Carolina Fioratti

Repórter responsável pela cobertura de saúde e ciência, com passagem pela Revista Superinteressante. Entusiasta de temas e pautas sociais, está sempre pronta para novas discussões.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas