_Espaço

A visão mais detalhada de Plutão até hoje

Ah, Plutão, Plutão... Você não é mais um planeta, mas não quer dizer que a gente não goste mais de você. Mesmo que você pareça uma bola mofada de lama nesta imagem feita pelo Hubble, a imagem mais detalhada de Plutão que existe hoje.

Ah, Plutão, Plutão… Você não é mais um planeta, mas não quer dizer que a gente não goste mais de você. Mesmo que você pareça uma bola mofada de lama nesta imagem feita pelo Hubble, a imagem mais detalhada de Plutão que existe hoje.

E cá estava eu, achando que Plutão era só uma pedra de gelo azul gigante, que servia só pra fazer caipirinha e mojito. De acordo com a NASA, no entanto, a cor dele mudou. A mudança de cor acontece em um período de dois anos, no qual o gelo de um polo — composto principalmente de nitrogênio e monóxido de carbono — recebe luz do Sol, derrete, e depois volta a congelar no outro polo. Um planeta bem maníaco-depressivo, esse Plutão. De acordo com a NASA, “acredita-se que a cor é resultado da radiação ultravioleta do distante Sol quebrando o metano, presente na superfície de Plutão, deixando um resíduo escuro e vermelho, rico em carbono”.

As imagens da NASA do longínquo ex-planeta ajudará a calibrar a nave espacial New Horizons, que vai passar por Plutão em 2015. Eles vão usar as imagens do Hubble para ajustar a exposição da câmera a bordo da New Horizons, à medida que ela cruza Plutão a toda velocidade. Ela vai tão rápido que só vai conseguir fotografar um dos hemisférios de perto. [NASA; veja Plutão em movimento de rotação aqui]

Sair da versão mobile