_Ciência

Vista de cima, a maior usina de energia solar do mundo parece uma partida de Tetris

Imagens de satélite da maior usina de energia solar do mundo fazem ela se parecer com uma gigantesca partida de Tetris.

A usina de energia solar Topaz, em San Luis Obispo, da Califórnia, é a maior usina de energia fotovoltaica do planeta – ela tomou o título da Ivanpah Solar Electric Generating System no final do ano passado. Nesta imagem, no entanto, parece que alguém na Estação Espacial Internacional está usando a Terra para uma partida de Tetris.

>>> A maior usina solar do mundo está matando pássaros ao derretê-los com o calor

Com cerca de 25 km², o local tem aproximadamente 1/3 do tamanho de Manhattan, o equivalente a 4.600 campos de futebol americano. A construção teve início em 2011 e a usina foi ligada e começou a produzir energia em novembro de 2014.

Ela gera 550 megawatts, o suficiente para energizar uma média de 180.000 casas. Estimativas da BHE Renewable, operadora da usina, sugerem que 550 megawatts são suficientes para eliminar o uso de 407.000 toneladas de dióxido de carbono por ano — o equivalente a 77.000 carros na rua. A NASA explica essa particularidade da usina:

Vendo do chão, é difícil compreender o tamanho da usina. Quem visita a Topaz descreve linhas intermináveis de painéis solares que se estendem pelo horizonte. Mas essa imagem de satélite, capturada em 2 de janeiro de 2015 pelo Landsat 8, ajuda a colocar o tamanho da usina em perspectiva. Os painéis solares aparecem nas cores cinza e carvão, enquanto a terra e pastagem ao redor são ilustrados em marrom e verde. A usina solar é ladeada por uma área montanhosa.

Colunas de aço seguram os módulos solares armados sobre os painéis; a estrutura mantém os módulos a 1,5 metro de altura. Fileiras de painéis são postas em formação de grandes figuras geométricas que são definidas, em parte, pela presença de estradas, leitos de rios e infraestruturas preexistentes.

E aqui está a imagem em tamanho completo, em 4000 x 4000 pixels de resolução:

[Jesse Allen/Earth Observatory/NASA]

Sair da versão mobile