_Samsung

A nova assistente pessoal feita pelos criadores da Siri agora é da Samsung

Grandes empresas como Google, Facebook e Apple estão apostando forte em inteligência artificial; agora é a vez da Samsung.

Grandes empresas como Google, Facebook e Apple estão apostando forte em inteligência artificial. Agora é a vez da Samsung: ela está comprando a startup Viv Labs Inc., criada pelas mesmas pessoas que criaram a assistente Siri.

Como funciona a assistente pessoal mais esperta dos criadores da Siri
Samsung consegue resolver um dos principais desafios do 5G

A Viv promete ser uma versão mais poderosa da Siri. Ela sempre permitiu que desenvolvedores se integrassem à assistente para acrescentar novas funções; a Siri só ganhou um SDK para terceiros este ano.

A natureza aberta da Viv é fundamental para o seu funcionamento. Isso permite que diferentes apps compartilhem informações entre si, tornando-a capaz de lidar com consultas e comandos mais complexos.

Outra coisa que separa a Viv de outras assistentes movidas a inteligência artificial é a capacidade de escrever seu próprio código e realizar novas tarefas, usando algo chamado “geração dinâmica de programa”. Basicamente, a Viv é extremamente boa em entender o que você está perguntando.

Um exemplo demonstrado durante o evento TechCrunch Disrupt foi a pergunta: “vai passar dos 20 graus perto da ponte Golden Gate após as 17h do dia depois de amanhã?” A Viv foi capaz de decifrar a pergunta em 44 passos que rodaram em segundo plano, e tudo aconteceu dentro de dois segundos.

A Viv chegará a smartphones da Samsung no segundo semestre de 2017, de acordo com o Wall Street Journal. O objetivo é colocá-la em todos os outros produtos da Samsung, incluindo eletrodomésticos e alto-falantes. Não há data de lançamento definida para eles, no entanto.

A empresa – dos cofundadores Dag Kittlaus, Adam Cheyer e Chris Brigham – continuará a operar independentemente, e vai fornecer seu serviço para a Samsung e seus dispositivos.

O acordo, cujo valor não foi revelado, sinaliza um interesse da Samsung em colocar mais recursos em seus smartphones para ajudá-la a se sobressair entre a concorrência. Nos últimos dois anos, a empresa fez várias grandes aquisições nesse sentido: por exemplo, a Samsung comprou a LoopPay por US$ 160 milhões, e usou a tecnologia dela para lançar seu próprio serviço de pagamento, o Samsung Pay.

A aquisição da Viv também vem num momento em que suas principais rivais (Google e Apple) mostram um interesse maior em inteligência artificial.

Pelo menos três das aquisições feitas pela Apple nos últimos anos – Turi, Perceptio e VocalIQ – são relacionadas à inteligência artificial e aprendizagem de máquina. Ela também continuou a desenvolver a Siri, adquirida dos criadores da Viv em 2010 – a assistente chegou ao macOS este ano.

E, nesta semana, o Google apresentou seu smartphone Pixel com um assistente de IA; e divulgou mais detalhes sobre o Google Home, alto-falante inteligente com tecnologia semelhante.

[Wall Street Journal e TechCrunch]

Foto por Noam Galai/TechCrunch/Flickr

Sair da versão mobile