Não tem jeito melhor de comemorar o fim de ano do que tentar resolver um quebra-cabeça diabolicamente difícil. Bem, pelo menos é isso que pensa uma das agências de inteligência do Reino Unido, a GCHQ. O cartão de Natal que ela está mandando vem com esse enigma perturbador. Você consegue resolvê-lo?

Completar a grade deste quebra-cabeça é, entretanto, só o começo. “Resolver este primeiro enigma cria uma imagem que leva a uma série de desafios cada vez mais complexos”, explica a agência.

É melhor começar logo, então. O quadro que você precisa preencher está logo abaixo, ou você pode acessar uma versão em alta resolução aqui. A GCHQ explica o que você precisa fazer:

“Este é um quebra-cabeça de preencher a grade. Cada quadradinho é preto ou branco. Alguns dos quadrados pretos já foram preenchidos para você. Cada linha ou coluna está com uma sequência de números. Eles indicam o comprimento de quadrados a serem preenchidos consecutivamente, e estão postos na ordem que aparecem na linha ou coluna. Por exemplo, a indicação “2 1 6″ significa que a linha ou coluna tem sequências de dois, um e seis quadrados pretos, com pelo menos um quadrado branco separando cada uma delas.”

hme5htwcsllnowski5nr

Soluções para o grupo de desafios podem ser enviados para a GCHQ até o fim de janeiro de 2016. O endereço de email para você enviar suas respostas, ao que parece, será revelado durante a resolução dos enigmas. Boa sorte!

[GCHQ]