O primeiro Windows Phone a chegar ao Brasil, o HTC Ultimate, está disponível para compra desde semana passada, e o ecossistema do Windows Phone está chegando aos poucos por aqui – ele já recebeu mais jogos dos poucos que tinha inicialmente, por exemplo. Mas há quem esteja com alguns problemas, como adquirir apps pagos no Marketplace. Este é o seu caso? Então resolva seguindo os passos abaixo.

O leitor Eduardo Leme teve esse problema. Ele cadastrou o cartão de crédito no Marketplace e tudo correu bem, mas não conseguiu comprar apps. Ele nos diz via e-mail: “Nas configurações da conta, o cartão aparece com os dados todos certos e como CORRECTO. Mas quando vou comprar, aparece uma mensagem que existe algum dado errado, e pede ‘favor verificar’.”

O problema parece afetar quem não tem conta Windows Live do Brasil – você verifica isto aqui, na seção “País/Região”. Como explica a Microsoft o blog Windows Phone Brasil, “o uso de cartões de crédito nacionais só será possível caso você esteja usando um conta com o local Brasil”.

Para resolver o problema, a Microsoft o blog Windows Phone Brasil respondeu o seguinte:

A primeira coisa a fazer é confirmar se a primeira conta Windows Live que você cadastrou no seu Windows Phone foi uma conta Live brasileira, pois o uso de cartões de crédito nacionais só será possível caso você esteja usando um conta com o local Brasil. Por que a primeira conta? Porque a primeira conta a ser cadastrada no aparelho será a conta principal – a que dá acesso a Marketplace, a Xbox Live, ao Messenger, entre outras coisas. Posteriormente pode-se cadastrar outras contas Windows Live de qualquer país; contudo, a primeira será a oficial para o uso nos apps nativos, como os que citei acima.

Caso a conta principal já seja uma conta brasileira, melhor você editar as informações de seu cartão em sua conta na Marketplace, pois você pode ter cadastrado alguma informação incorreta durante o cadastro.

Caso você esteja tentando comprar via Zune no PC, a conta e o local usada no Zune em seu PC tem que ser a mesma usada no seu Windows Phone.

Caso nada disso dê resultado, dê um reset no aparelho. Para isso vá até Menu > Settings > About > Reset your phone. Infelizmente isso apagará todos os dados de mídia e os arquivos do Office de seu aparelho, e descadastrará suas contas de redes sociais e emails, então faça um backup de dados antes de executar este procedimento. Depois, cadastre em primeiro lugar um conta Windows Live (Hotmail) brasileira antes de qualquer outra.

Você tem o mesmo problema? O procedimento acima resolveu? Você pode entrar em contato com o suporte do Windows Phone aqui ou pelos telefones (11) 4706-0900 (Grande São Paulo) ou 0800-761-7454 (demais localidades). [Windows Phone Brasil; valeu, Eduardo!]