_

Você já pensou como economizar água ao dar descarga?

Dar descarga quando vamos ao banheiro é algo bastante automático e necessário, certo? De fato, é automático, mas não mais tão necessário assim. Como isso é possível? Com a criação do Piipee. O Piipee é uma solução biodegradável que elimina em 100% o uso da descarga ao urinar, economizando até 75% da água potável utilizada em vasos […]

Dar descarga quando vamos ao banheiro é algo bastante automático e necessário, certo? De fato, é automático, mas não mais tão necessário assim. Como isso é possível? Com a criação do Piipee. O Piipee é uma solução biodegradável que elimina em 100% o uso da descarga ao urinar, economizando até 75% da água potável utilizada em vasos sanitários.

De acordo com Ezequiel da Rosa, empresário e idealizador do projeto, o dispositivo é acoplado à bacia sanitária ou mictório, sem a necessidade de reformas e, quando acionado, libera 1ml da solução química com base em óleos e bactericidas naturais, que atua nas características físico-químicas da urina, removendo o odor, alterando a coloração e higienizando o vaso.

“O Piipee possui duas funções principais: de imediato já mascara as características da urina, como odor e cor, e dentro de alguns minutos ele trabalha retardando a hidrólise da ureia. Além disso, também é responsável por perfumar o ambiente”, explica o empreendedor.

Uma das doze soluções escolhidas para participar da capacitação do Braskem Labs, o Piipee já vem tendo ótimos resultados com as mentorias. “Houve melhorias, com certeza, sejam elas em relação ao produto, ou à gestão do negócio, além de grandes parcerias que começaram a aparecer” conta Ezequiel.

É como se fosse mágica, mas, na verdade, o Piipee foi fruto de uma inquietação de Ezequiel e de muito estudo. “Um dia acordei com uma pergunta na cabeça: por que desperdiçar tanta água no vaso sanitário apenas para eliminar a urina? A partir deste questionamento, comecei a estudar o mercado. Após mais de seis meses desenvolvendo formulações químicas, em 2015, o Piipee chegou aos seus primeiros objetivos e produto”, conta Ezequiel.

Por sinal, a missão do Piipee é bastante ambiciosa, a solução quer ajudar a salvar a água do planeta e, cá entre nós, eles estão no caminho certo. Desde novembro de 2015, o Piipee foi responsável por conseguir economizar mais de 3.500.000 litros de água potável – o suficiente para abastecer mais de 20.000 pessoas por um mês. Incrível, não? E de quebra, isso reflete em benefício para o usuário também.

Vamos fazer um cálculo simples: cada acionamento em uma descarga gasta, em média, 13,3 litros (conforme mostra a imagem abaixo, dependendo do modelo). Cada pessoa aperta a descarga cerca de 5 vezes ao dia. No fim do mês a descarga representa cerca de 75% do consumo total de água. Com o Piipee a economia ultrapassa os 80%. É economia de recuro natural e custos financeiros, aliados a uma tecnologia simples e prática.

Sair da versão mobile