O Facebook mudou seu logo pela primeira vez desde 2005, e se eu não tivesse dito nada, você provavelmente nem teria notado.
O designer de produto Chris Tauziet anunciou o logo no Twitter, com uma foto dele impresso num tubo meio enrugado –uma camiseta enrolada?– que distorce levemente o logo.
Say hello to the new Facebook logo pic.twitter.com/ofoFm4JQmK
— Christophe Tauziet (@ChrisTauziet) 30 junho 2015
A diferença mais marcante entre o design antigo e o novo é o formato da letra “a”. Como aponta a Brand New, o antigo “a de dois andares” foi trocado pelo “a” mais simples, de apenas um nível. O kerning (encaixe das letras) também mudou, criando mais espaço entre os caracteres — que, por sua vez, são bem mais elegantes.
Então é isso, tem um logo novo, e ele é mais limpo, leve, jovial. Mas o que isto quer dizer? O Wall Street Journal diz que é uma tentativa de otimizar o visual para dispositivos móveis, 1,4 bilhão de usuários, blá bla blá. Então, vamos repetir: se eu não tivesse dito, você teria notado?
Imagem do topo: Andrew Liszewski via Facebook