_Tecnologia

Você odeia um site? Hora de bloqueá-lo nas buscas do Google

Tem algum site que você odeia mas que fica aparecendo nas buscas do Google? Basta um clique para removê-lo. É fantástico. Você só precisa desta nova extensão para o Chrome, que cria uma lista negra pessoal de sites. Quando você bloqueia um site, os resultados com aquele nome de domínio desaparecem dos seus resultados de […]

Tem algum site que você odeia mas que fica aparecendo nas buscas do Google? Basta um clique para removê-lo. É fantástico. Você só precisa desta nova extensão para o Chrome, que cria uma lista negra pessoal de sites.

Quando você bloqueia um site, os resultados com aquele nome de domínio desaparecem dos seus resultados de busca, seja um site que você não goste, ou uma “content farm” – site que cria conteúdo, geralmente de baixa qualidade, baseado nos termos de busca mais usados no Google. A extensão é uma resposta principalmente a essas “fazendas de conteúdo”, que basicamente fazem spam: o Google tem sofrido com esses sites nas últimas semanas, que andam infestando os resultados de busca e diminuindo a qualidade deles, diluindo resultados mais legítimos.

Mas considere, também, um Google onde você não vê mais resultados de busca que conflitem com sua visão de mundo. Quem sabe um criacionista ferrenho bloqueando resultados de sites de busca que falam sobre evolução, ou alguém que apoie o governo Lula/Dilma sem ver sites que critiquem a administração do país. É meio medonho pensar num Google que apenas reforce suas crenças, e que o faça constantemente: ver as pessoas filtrando a experiência na internet e ignorando resultados de busca o tempo todo, procurando coisas sempre nos mesmos sites que visitam. Mas a ideia de uma internet que nunca discorda de você é, no mínimo, interessante.

A extensão Personal Blocklist está disponível apenas para o Google Chrome. [Extensão: Personal Blocklist via Google Blog]

Sair da versão mobile