Eu ganhei o meu primeiro computador em 1994, quando tinha 5 anos. Era um Macintosh Classic original — o primeiro Macintosh que a Apple vendeu por menos de US$ 1.000 — que meus pais compraram logo depois do seu lançamento, em 1990, e foi promovido para o meu quarto quatro anos depois, quando eles chegaram, num belo dia, com um novo computador, o segundo, uma versão atualizada do modelo da Apple, comprada de onde quer que as pessoas compravam computadores em 1994.

Meu Mac Classic ficava ao lado da minha cama, tinha um monitor CRT monocromático de 9″ com resolução de 512×342, um SuperDrive (de disquete de 3,5″), 1 MB de RAM e bateria de lítio de 3,6V. Ele pesava 7,2 kg. Nele eu jogava vários games, o mais memorável erea 5 A Day Adventures, um jogo educacional que ensina as crianças a importância de comer de 5 a 9 frutas e vegetais por dia. Ele foi criado pela Dole Food Company (em colaboração com a Sociedade para Educação e Comportamento Nutricional) e já vinha incluído no nosso novo Mac de 1994.

O jogo tinha frutas e vegetais animados, cantando rap, com o objetivo de ensinar crianças do Ensino Fundamental como elas crescem, seus valores nutricionais e as melhores formas de preparo. Eu achava simplesmente a coisa mais legal que já tinha visto no alto dos meus 5 anos. Meus pais me disseram que o vendedor havia lhes dito que, um dia, poderíamos assistir TV nos nossos computadores; isso, para mim, soava como algum tipo de mágica impossível.

Conto isso a vocês porque um amigo recentemente publicou no Facebook uma foto (acima) de um vídeo caseiro feito no dia em que ela usou seu primeiro computador pela primeira vez também.

Isto é o que ela tem a dizer sobre o evento:

“Eu lembro que antes de ter aquele computador eu costumava implorar para minha mão me levar à Best Buy, onde eu podia brincar com os computadores em exibição por horas. Ela tinha que literalmente me arrastar de lá. Esse foi o dia em que ela finalmente cedeu. Esse foi o início das minhas tendências nerds — não o começo mesmo, claro, já que a primeira coisa que fiz foi ir direto à Enciclopédia Britannica pesquisar sobre elefantes.”

Todo mundo se lembra da sua primeira vez. Como foi a sua?

Obrigado, Arikia!