
Você tem dinheiro esquecido a receber no banco? Descubra agora
De acordo dados recentes do Banco Central, em fevereiro de 2025, os brasileiros tinham um total de R$ 9 bilhões para receber. Os valores são de dinheiro esquecido em bancos, cooperativas, corretoras, distribuidoras e mais, tanto por pessoas físicas quanto jurídicas.
O Banco Central não entra em contato para informar sobre a quantia, mas os interessados podem consultá-la, bem como a instituição devedora a origem do dinheiro, no SVR (Sistema Valores a Receber).
O serviço é totalmente gratuito e só pode ser feito pelo SVR.
Passo a passo: como resgatar dinheiro a receber?
Basta fazer login no site do SVR com sua conta Gov.br de nível prata ou ouro com verificação em duas etapas para autorizar o resgate.
Então, o sistema irá oferecer duas opções. Uma delas, “Solicitar por aqui”, devolve a quantia por Pix em até 12 dias úteis. Mas antes, o usuário deve informar os dados pessoais, como CPF ou CNPJ e a chave Pix, e guardar o número de protocolo para emergências.
Já a alternativa “Solicitar via instituição” requer entrar em contato por telefone ou e-mail para acordar a forma de retirada com a instituição. A instituição pode entrar em contato com o usuário, mas não irá solicitar a senha do perfil Gov.br, por exemplo. Além disso, o prazo pode ultrapassar os 12 dias úteis.
Vale lembrar que, no caso de pessoas jurídicas, o acesso à conta exige certificado digital vinculado (qualquer vínculo, exceto Colaborador).
Representantes legais de empresas encerradas também podem solicitar a devolução às instituições em “Valores a receber para empresas encerradas”. O mesmo vale para pessoas falecidas, na aba “Valores a receber de pessoa falecida”. Porém, somente herdeiros(as), testamentários(as), inventariantes ou representantes legais podem realizar o processo.
Por fim, caso precise de ajuda, o Gov.br oferece um menu de “Dúvidas” para auxiliar o usuário. Veja aqui.
Leia também no Giz Brasil: Anvisa alerta para tentativa de golpe com falsa cobrança por e-mail.