_Apple

Novo Voice Control permite usar Mac ou iPhone apenas com sua voz

Com o Voice Control, pessoas com problemas de acessibilidade poderão controlar computadores, tablets e smartphones Apple apenas com a voz.

Voice Control, da Apple, permite controlar Mac e iPhone com a voz

Reprodução/YouTube

A apresentação de abertura da WWDC (Apple’s Worldwide Developers Conference) é um tempo para os executivos da companhia subirem ao palco e falarem de todas as novidades de software. Embora a maioria dos anúncios tivessem relação com sistemas operacionais, um anúncio feito no final é um marco importante para a empresa em termos de tornar seus produtos mais acessíveis.

A Apple anunciou o Voice Control, um novo recurso de tecnologia assistiva que permite aos usuários controlar o macOS, iOS e iPadOS inteiramente por comandos de voz. Ele usa tecnologia de reconhecimento de fala da Siri que é incorporada ao dispositivo, de acordo com um comunicado da Apple. A empresa também afirma que o recurso “garante que os dados pessoais serão mantidos em sigilo”.

O recurso funciona praticamente com qualquer app e permite que os usuários selecionem, arrastem e rolem de página usando a voz. A funcionalidade permite que os indivíduos com deficiência motora possam navegar de forma mais completa e autônoma em telefones, computadores e tablets Apple.

É um anúncio interessante entre as mudanças previsíveis dos sistemas operacionais, além de destacar a capacidade da tecnologia ser um grande equalizador para milhões de pessoas com dificuldades. O recurso será disponibilizado durante o outono no hemisfério norte (entre setembro e dezembro).

Sair da versão mobile