
Vórtice polar em colapso: anomalia pode impactar clima no Brasil
O vórtice polar da Antártida pode colapsar pela primeira vez em mais de 20 anos e isso não é uma boa notícia para o clima no Brasil. O vórtice polar sul é uma imensa massa de ar frio que circula sobre a Antártida, influenciando os padrões climáticos em todo o Hemisfério Sul.
Observações recentes apontam para uma instabilidade que pode causar o colapso do vórtice polar sul, impactando consequentemente o clima não apenas do Brasil, mas em toda América do Sul.
Segundo o Serviço Meteorológico Neozelandês (NIWA) o vórtice polar sul apresenta sinais de enfraquecimento. Entre os sinais, há quedas nas velocidades dos ventos e um aumento de 20°C na temperatura da estratosfera.
Essas mudanças indicam que o vórtice polar sul está sob pressão, preocupando cientistas sobre a possibilidade de um colapso, o que causaria impactos consideráveis no clima. O fenômeno ocorre atualmente acima da Antártida, o que, segundo o NIWA, tem grande influência nos padrões do clima.
Forecast models projecting another round of warming in the southern stratosphere. With the sun now rising over Antarctica, might the 2024 southern polar vortex meet an early demise? pic.twitter.com/05ADFywuf2
— Andrew Miskelly (@andrewmiskelly) August 23, 2024
Impactos do colapso do vórtice polar no Brasil
Neste inverno, o Brasil bateu recordes de frio contrastados com a presença de ondas de calor. Isso comprova os efeitos da instabilidade atual no clima no país e em todo o mundo, devido às mudanças climáticas e fenômenos como o El Niño e La Niña.
Porém, um possível colapso do vórtice polar sul causar um clima de calor extremo. Com a anomalia no vórtice polar, correntes de ar podem ser desviadas, fazendo com que ondas de calor mais intensas e prolongadas que vimos até agora assolem o país.
Isso gera uma preocupação para secas severas, bem como os perigos das queimadas, além, claro, dos riscos à saúde de idosos e crianças.
A economia do país também é vulnerável aos impactos do possível colapso do vórtice polar. Por exemplo, a agricultura sofreria com perdas devido às secas, ao calor e às tempestades. Em outras partes do país, enchentes ainda podem afetar o setor de transporte e, em cidades litorâneas, prejudicar o turismo.
Portanto, essa instabilidade é mais um alerta sobre os efeitos das mudanças climáticas e a necessidade de reduzir as emissões.