_Ciência

Wang Yaping, a primeira mulher chinesa a caminhar no espaço

A astronauta também é a primeira mulher a entrar na nova estação espacial chinesa, a Tiangong

Imagem: Agência Xinhua

Wang Yaping, de 41 anos, se tornou a primeira mulher chinesa a fazer uma caminhada espacial. A astronauta também é a primeira mulher a entrar na nova estação espacial chinesa, a Tiangong.

Junto de seu colega Zhai Zhigang, Yaping deixou o módulo principal da estação, o Tianhe, na noite do último domingo (7), e passou pouco mais de seis horas do lado de fora instalando equipamentos e realizando reparações no serviço robótico da estação.

A atual missão, que começou em 16 de outubro, está programada para ser a mais longa da equipe chinesa. O módulo Tianhe-1, será conectado no próximo ano a Mengtian e Wentian — outros dois módulos chineses. 

Os astronautas chineses vão realizar três caminhadas espaciais para instalar o equipamento necessário para ampliar a estação.

A expectativa é que a Tiangong — (palácio celestial, na tradução do chinês) fique pronta no ano que vem. O programa espacial militar da China planeja enviar várias tripulações à estação nos próximos dois anos para torná-la totalmente funcional.

A Tiangong é a empreitada mais recente no esforço da China de virar uma potência espacial, depois de enviar um veículo a Marte e sondas à Lua.

Sair da versão mobile