_Cultura

Warner libera trecho inédito de ‘Space Jam: Um Novo Legado’ com referências a Matrix

Vovó e Ligeirinho são Neo e Trinity em uma das cenas do novo filme com LeBron James e os Looney Tunes

De certa forma, fãs de Space Jam querem isso desde que o trailer do segundo filme basicamente mostrou os personagem em um ‘jogo de basquete sci-fi’ no que parecia ser uma versão de Jogador Número Um – com personagens de todas as franquias da Warner Bros. Agora, ver uma referência explícita a Matrix é uma novidade inesperada.

Há um novo trecho divulgado de Space Jam: Um Novo Legado que mostra, pela primeira vez, um momento exato do filme, com direito à interações entre LeBron James e os desenhos animados. O clipe mostra a Vovó (Candi Milo) e Ligeirinho fazendo “algo” que precisa envolver a polícia, antes de partirem para a ação em câmera lenta, com golpes de kung fu reconhecíveis de longe por quem viu a trilogia Matrix. Se era fácil de notar paródias em 2001, em 2021 fica ainda melhor.

Assista:

A piada de Twitter chega a ser fofa, já que eu, um homem de 30 anos, não tenho o direito de fazer palestrinha sobre um filme atual referindo-se à cultura popular moderna. Deixe a Vovó twittar! Em uma tentativa de falar diplomaticamente, a integração contínua de personagens animados em 2D em live actions parece muito melhor aqui do que a tentativa anterior da Warner, com o filme mais recente da dupla Tom & Jerry.

Mas, convenhamos, o pastiche real é apenas desinteressante. Parece mais datado do que a Vovó falando sobre suas interações nas redes. Apesar de ser a Warner Bros. tocando no sandbox da própria Warner Bros., esta é apenas uma paródia de Matrix em uma vasta biblioteca com mais duas décadas de paródias de Matrix. Sim, a Vovó comprou um macacão de couro igual à Trinity. Sim, ela consegue fazer a pose de artes marciais em câmera lenta com um chute, depois que giramos em torno dela. Sim, Ligeirinho consegue fazer acrobacias boas.

Mas chega a ser algo quase sem inspiração. Você tem Matrix. Você é o dono de Matrix. Você é a Matrix! Por que isso se desenrola como um acordo de cameo muito tenso que exige os menores e mais limitados detalhes para ser feita uma homenagem? Pelo menos LeBron aparece para dizer “oi” antes de entrar em cena.

Space Jam: Um Novo Legado será lançado em 15 de julho nos cinemas brasileiros  e (caso siga o prometido pelo serviço de streaming) em 19 de agosto na HBO Max.

Sair da versão mobile