Não é sempre que penso comigo mesma: “Uau, esta atualização do sistema operacional está repleta de recursos feitos sob medida para a distopia que estamos vivendo agora”. No entanto, é isso que fica passando pela minha mente enquanto uso o watchOS 7 beta, que agora está disponível para o público experimentar.

A atualização de software do Apple Watch, que será lançada oficialmente até o fim do ano, inclui um recurso de lavagem das mãos, que inicia uma contagem regressiva de 20 segundos quando os sensores e microfones do relógio detectam movimento e água corrente. Isso é para lembrá-lo de lavar bem as mãos, no caso de você ter tido contato com COVID-19 enquanto estava fora de casa. Depois, há um recurso de rastreamento de sono, que ajuda você a relaxar antes de dormir e registra quanto tempo você passa na cama.

Isso é para acalmar sua mente, que provavelmente está tentando descobrir como entender a paisagem infernal de 2020 e talvez ajudá-lo a descansar um pouco. Existem quatro novos exercícios rastreáveis: dança, treinamento funcional, de força e exercício de desaquecimento — todos eles você pode fazer convenientemente dentro de casa. Agora o sistema conta com direções para bicicletas no Maps, porque pedalar ao ar livre é mais seguro do que estar em um vagão de metrô lotado.

Todos esses são recursos que seriam úteis em qualquer outro momento, mas não há como negar que são importantes para este momento específico em que estamos numa pandemia.

Tenho usado o beta para desenvolvedores do watchOS 7 em um Apple Watch Series 4 por cerca de seis semanas. Tive alguns problemas com ele no início — por algum motivo, as duas primeiras versões do beta tornavam o GPS do meu relógio completamente não funcional — mas o beta 4, que é semelhante à versão recém-lançada ao público, está estável para mim até o momento. Como sempre, você corre o risco instalando o software beta em um dispositivo em que confia, e isso vale ainda mais para o watchOS beta, que exige que você execute também o iOS 14 beta no iPhone ao qual está pareado. E esta não é uma análise completa ou um esboço abrangente de cada novo recurso, apenas impressões iniciais baseadas no tempo que passei com o software.

Depois de todas essas advertências, se você ainda decidir entrar nessa, aqui está o que esperar.

Qual é a do monitoramento do sono?

watchOS 7 permite que você determine um horário para dormir e acordarwatchOS 7 permite que você determine um horário para dormir e acordar

Quando a Apple anunciou que o watchOS 7 finalmente incluiria o monitoramento de sono integrado, fiquei emocionada. O sono e a atividade estão intimamente relacionados, e uma visão geral completa de ambos lhe daria uma visão mais profunda de sua saúde. Mas depois de semanas usando o novo recurso de rastreamento do sono, meu sentimento geral é extremamente: é bem sem graça.

Configurar o rastreamento de sono é fácil — há um novo aplicativo Dormir no relógio, que você usa para configurar seus horários diários de sono. Minha programação nos dias de semanas, por exemplo, é 23h30 às 7h30.

Você pode definir uma meta se quiser e depois deixar que o relógio recomende uma hora de dormir e acordar para você, mas minha rotina está muito bem definida. Você também pode alternar uma configuração para que o relógio ative o modo Não Perturbe 45 minutos antes de ir para cama. E então quando o relógio acordar você pela manhã, ele toca um alarme baixo e envia feedback tátil no seu pulso.

Tudo bem até aí, pois meu iPhone faz a mesma coisa (menos o comando no meu pulso). Para que o rastreamento de sono do relógio seja útil, quero dados. Eu me reviro na cama? Qual a correlação entre minha atividade física e a qualidade do sono? E quanto a minha menstruação, que o relógio também monitora? Como todas essas coisas estão relacionadas? Acho que o Apple Watch, com a combinação do seus sensores e dados que eu adiciono ao relógio, deveria ser capaz de dar uma visão completa da minha saúde.

Porém, ele não o faz. Tenho que abrir o app Saúde no meu iPhone, onde eu posso ver o tempo que passei na cama e o tempo que dormi. A versão beta mais recente também mostra a frequência cardíaca em repouso durante o sono, o que é uma métrica útil. Mas se você olhar para esses dados no aplicativo Saúde em um nível granular, é um pouco…inútil. Você vê as tendências gerais quando usa o recurso por um tempo, e o relógio me disse que eu durmo um pouco mais de sete horas por noite. Mas, usando o novo recurso do Apple Watch, me arrisco a dizer que você não vai descobrir nada que ainda não sabia sobre seu sono.

O recurso de rastreamento de sono da Apple é intencionalmente básico, disse o chefe de software do Apple Watch, Kevin Lynch, à CNBC. A empresa considera o Wind Down (modo em que você cria uma rotina personalizada para ajudá-lo a dormir e acordar no horário) o aspecto mais útil, pois o incentiva a ter comportamentos que levam a um sono melhor, como ignorar o telefone e meditar. E eu gosto do Wind Down, mas também quero a utilidade de um rastreador de sono. Já uso no meu iPhone, e é realmente útil, porque acho meu telefone um alvo de distração muito maior do que meu relógio.

Além de suas capacidades limitadas, a coisa que a maioria das pessoas me perguntou é o efeito do rastreamento de sono da duração da bateria. Usar o relógio a noite gasta 20% da carga, então você precisará carregá-lo antes de dormir ou ao acordar pela manhã.

Se você se esquecer, terá um relógio inoperante no café da manhã. Adquirir esse hábito foi difícil para mim, para ser honesta, mas não é irracional. E no iOS 14, o iPhone avisa quando o relógio está carregado e pronto para ser colocado de volta ao pulso, o que é conveniente.

Não se esqueça de lavar as mãos

watchOS 7 tem função que conta 20 segundos para você lavar as mãos corretamente

A contagem regressiva para a lavagem das mãos é talvez o recurso mais distópico em qualquer dispositivo neste ano, e também talvez o mais útil. O limite de tempo de 20 segundos, recomendado pelo CDC (Centro de Controle de Prevenção de Doenças dos EUA) para matar os germes do coronavírus, começa assim que os sensores e o microfone do relógio detectam o movimento das mãos e água corrente. Você sentirá uma vibração após alguns segundos de lavagem, mas não se preocupe, o relógio lhe dá crédito pelos primeiros segundos — é sempre 16 segundos quando eu sinto o zumbido e olho para o meu pulso.

Talvez você tenha aperfeiçoado sua cantoria para lavar as mãos e sabe exatamente a duração de 20 segundos — parabéns, se este é o seu caso. Descobri que tenho lavado minhas mãos por muito mais tempo do que o necessário, o que não é ruim em si, mas explica minhas mãos incrivelmente secas.

Configurar é fácil — você pode fazer isso no aplicativo Saúde no relógio ou no iPhone em uma nova seção chamada Lavagem das Mãos. Você pode ativar o cronômetro de 20 segundos e os lembretes de lavagem das mãos, que usam sua localização para sugerir que você lave as mãos ao voltar para casa.

Novos treinos

Tela do Apple Watch rodando watchOS 7

A Apple adicionou algumas novas versões de rastreamento de treino watchOS 7, mas elas são bastante desanimadoras. Treinamento básico, treinamento funcional, de força e de desaquecimento são novos e, embora a Apple tenha dito que o rastreamento de dança era novo para o watchOS 7, esse não é exatamente o caso — o algoritmo acaba de ser ajustado para monitorar com mais precisão a queima de calorias levando em consideração movimentos de dança para a parte superior e inferior do corpo.

Aula de dança no watchOS 7 registrou mesma perda de caloria no watchOS 6 e watchOS 5Aula de dança no watchOS 7 registrou mesma perda de caloria no watchOS 6 

Faço a mesma aula de dança duas vezes por semana, e a queima de caloria pós-treino relatada no aplicativo Atividade é comparável com as registradas no watchOS 6 e watchOS 7. O treinamento funcional e de força não monitoram repetições ou séries, apenas queima de calorias e o tempo decorrido. Isso é bom; pelo menos o relógio agora lhe dá crédito por esses tipos de exercícios específicos, mas o watchOS 7 simplesmente não é a atualização voltada para a atividade física que vimos nas últimas atualizações do Apple Watch.

Mais opções de faces para o relógio

Donos de Apple Watch estão sempre pedindo por mais personalizações de face do relógio e, embora você ainda não consiga fazer suas próprias — pelo menos não do zero — existem algumas opções no watchOS 7.

A nova face Chronograph Pro usa um taquímetro integrado para exibir a distância ou velocidade ao longo do tempo — útil se você for um nerd da aviação ou entusiasta de carros. O mostrador extra grande agora coloca o tempo e uma grande complicação no meio de sua tela ao eliminar a distração ou múltiplas complicações (suponho que seja para acessibilidade esta face será útil para pessoas com problemas de visão). Agora você também pode aplicar vários filtros ao mostrador do relógio escolhendo sua própria foto, para lembrá-lo de tempos mais felizes antes que o mundo estivesse nesta estado esquisito de pandemia.

Mas a maior mudança nos mostradores do relógio do watchOS 7 é o compartilhamento de face. As lojas de apps para relógio e apps do iPhone farão a seleção de faces personalizadas que você pode compartilhar com os seus com amigos por texto ou com um link na web. No entanto, esses não são mostradores de relógio totalmente novos e você não pode criar faces totalmente novas para si. As personalizações são cores e complicações que você talvez não tenha pensado em combinar. Não testei isso ainda, mas como alguém que raramente pensa em mudar isso, estou curiosa para ver como serão os combos selecionados.

As pequenas coisas

Recurso Limpar Tudo no watchOS 7Recurso Limpar Tudo no watchOS 7

A grande mudança em como eu uso meu Apple Watch com o watchOS 7 é a falta do Force Touch, que a Apple desativou em seu último software.

Isto é importante, pois o Force Touch era usado para limpar minhas notificações (que agora foram substituídas pela opções Limpar Tudo no topo da rolagem de notificação), altero faces do relógio e desbloqueio recursos específicos dentro de aplicativos, que usavam o Force Touch como uma forma de navegar desde o lançamento do Apple Watch. E isso fazia sentido — o Apple Watch tem uma tela muito pequena e a capacidade de usar diferentes métodos de toque para navegar tornou isso mais fácil.

Mas a Apple lentamente se afastou do Force Touch levando a essa mudança, eliminando o recurso para encerrar um treino e mudar a face do relógio. Agora que tudo acabou, o item que mais sinto falta é pressionar com força para limpar as notificações. Tenho certeza de que vou me acostumar, mas sinto falta da funcionalidade.

Grandes expectativas

Resumindo, o watchOS 7 é uma atualização mais básica do que eu esperava, especialmente no que diz respeito ao rastreamento de sono, mas também inclui recursos que são relevante no momento.

Estou curiosa para ver o hardware que a Apple lançará junto com o lançamento oficial do watchOS 7 em setembro, que pode trazer melhorias ainda mais significativas — vida útil de bateria aprimorada e recursos de saúde mais avançados estão no topo da minha lista. o que você deseja ver nos próximos Apple Watch? Diz aí nos comentários.