HDs externos são essenciais. Os cabos que vêm com eles, uma chateação. Finalmente, depois de ver seus concorrentes aderirem ao wireless, um a um, a Western Digital entrou nessa onda também. O My Passport Wireless deixa de lado a enrolação dos fios e ainda acrescenta, como bônus, um útil slot para cartão SD.

O My Passport Wireless também tem conexão Wi-Fi e uma bateria interna, permitindo fazer streaming de arquivos multimídia para seu computador ou smartphone, e se conecta ao My Cloud App, da WD, em até oito dispositivos ao mesmo tempo. A bateria interna é capaz de segurar até seis horas de streaming, ou 22h em stand by. Se streaming não for a sua área, você também pode simplesmente usar o My Passport Wireless para fazer backup dos seus dados e liberar espaço no tablet ou smartphone.



O mais interessante, porém (e especialmente para fotógrafos), é o slot para cartão SD. Combinado com a bateria, é possível transferir suas fotos e vídeos sem precisar de um computador por perto. Nem cabos são necessários!

Claro, ele ainda vem com uma porta USB 3.0 para os mais conservadores, que se sentem mais seguros vendo uma conexão física com o computador. O My Passport Wireless está disponível em pré-venda no site norte-americano da Western Digital ao custo de US$ 180 pela versão com 1 TB e US$ 220 pela de 2 TB. No Brasil, a WD não vende diretamente para clientes, mas o modelo já consta na página de produtos do site nacional, ou seja, deve ser questão de tempo para vê-lo nas lojas. O preço, pelo menos nos EUA, é comparável ao dos modelos concorrentes – que não têm o slot para cartão SD.