A nova webcam LifeCam Studio da Microsoft, que custará U$100, tem um sensor de 1080p que é 2.2 vezes maior do que o de uma webcam com 720p. Ela tem também a tecnologia TrueColor, que otimiza a imagem para deixar seu vídeo mais bonito para a outra pessoa. E ela é bem boa!

Alguns detalhes:

• A imagem é 1080p em widescreen, então é possível colocar mais gente na imagem de uma só vez, para exibição em grupo

• Há um microfone de longo alcançe que captura o áudio de todo o ambiente

• Rotatividade de 360 graus 

• Uma base montável em tripé se você quiser prendê-la em sua mesa ou em qualquer outro lugar

Até então, o máximo de qualidade de vídeo via streaming tanto do Logitech Vid e do Skype e do Windows Live Messenger beta é 720p, então você só consegue fazer videochamadas em 720p. A LifeCam Studio não funciona com o Skype beta, mas dá jogo com o Windows Live Messenger. Todos esses programas deverão atualizar as capacidades para 1080p em algum momento, assim que o poder de processamento e as conexões atinjam um ponto em que possam lidar com isso. Provavelmente isso demorará alguns anos, então por enquanto, a capacidade de 1080p dessa câmera serve para gravações locais, e não transmissão.

Eu tive a oportunidade de testar a câmera com um engenheiro da Microsoft, e pelo que eu vi, a qualidade é muito boa. A LifeCam Studio faz reajustes em situações de baixa iluminação para seu rosto ficar exposto de forma correta, e não explodir como uma luz branca. Considerando que a maioria das pessoas não iluminam suas face do jeito correto em chats com vídeo – com uma luz atrás da webcam em direção ao rosto – é bom ter algo que resolva esse problema para você.

Sobre o design da webcam, ele não mudou muito em comparação a LifeCam Cinema, sua antecessora, apenas com o detalhe do escudo que bloqueia a luz direta de atingir as lentes, então se você gostou da Cinema, você irá gostar dessa. [Microsoft]