WeChat: pode usar o “WhatsApp chinês” no Brasil?

O WeChat é uma plataforma muito popular na China, principalmente, por sua versatilidade; conheça mais dessa rede social
Imagem: WeChat/Reprodução

O WeChat é uma aplicativo muito popular entre os chineses, principalmente, por ser um “super app” de propriedade da Tencent — uma das maiores empresas de tecnologia do país. Na prática, ele funciona como um “WhatsApp chinês” que também inclui recursos de rede social, fintech, delivery, relacionamento, games, entre outras funções que podem ser úteis para muitos usuários.

banner

O serviço serve de inspiração para Elon Musk — que no futuro deseja transformar o X em mais do que apenas um microblog. Segundo a BBC, o bilionário quer adicionar uma série de recursos no app, para garantir que seus usuários não precisem recorrer a terceiros para fazer pagamentos, buscas na web, usar IA e etc.

WeChat no Brasil

No Brasil, a plataforma até está disponível em um app para Android e iOS, mas com uma série de limitações em comparação com a versão chinesa. Em território nacional, é possível trocar mensagens, fazer chamadas de vídeos e até usar o WeChat Pay, sistema de pagamentos próprio. No entanto, a maioria das funcionalidades que estão disponíveis na China não funcionam por aqui.

Outra barreira que pode ser encontrada por usuários do Brasil é a baixa adesão de usuários brasileiros. Como já é de conhecimento geral, os brasileiros adotaram o WhatsApp em massa na última década e tem uma certa resistência em testar outras soluções. Além disso, o Brasil é dos principais usuários do mensageiro da Meta Platforms no mundo, perdendo apenas para a Índia.

Como dito no início, o WeChat tem ganhado cada vez mais popularidade pelos games disponíveis. A maioria dos títulos é um pouco mais simples, leves e podem ser executados diretamente no app. Atualmente, o super app tem mais de 500 milhões de jogadores ativos mensalmente — número que dá inveja em muita plataforma gamer.

Por outro lado, há uma grande preocupação a respeito do tratamento de dados dos usuários. Isso porque a empresa está de acordo com as diretrizes de vigilância de dados do governo chinês. Isso inclui o compartilhamento de informações pessoais para fins de vigilância, o que é extremamente controverso e alvo de duras críticas de países ocidentais.

Portanto, caso queira testar o aplicativo no Brasil, é importante estar ciente das limitações do WeChat fora da China. Além de saber que ele funcionará mais como uma ferramenta de comunicação. Por fim, também é fundamental considerar as questões mais polêmicas envolvendo a política de dados do super aplicativo.

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas