Se você tem mais de um dispositivo e fica alternando entre um e o outro para usar seu WhatsApp, saiba que os seus problemas acabaram: nesta quarta-feira (14), o mensageiro começou a liberar o acesso simultâneo em até quatro aparelhos. Todos manterão a criptografia de ponta, e o histórico de mensagens será sincronizado entre eles. A novidade está sendo disponibilizada aos poucos para todos os usuários da versão Beta do aplicativo.

Com isso, se você for usar o WhatsApp pelo computador, por exemplo, não precisará estar com um celular por perto, seja antes ou depois da autenticação via código QR. Para a primeira vez que você for vincular sua conta a um computador, você ainda precisará seguir esse caminho para escanear o QR Code. Se o celular tiver recursos biométricos, como reconhecimento facial ou leitor de impressão digital, será solicitado que você autentique o desbloqueio por essa opção.

Para reforçar a segurança, todos os aparelhos vinculados terão criptografia de ponta de forma individual, já que cada um terá uma identificação própria. Por conta disso, o histórico de conversas não ficará armazenado apenas no celular, mas também localmente em todos os computadores sincronizados à conta principal.

Imagem: WhatsApp/Divulgação

No momento, apenas PCs funcionam com o acesso simultâneo. Para smartphones, a conta segue limitada a um único aparelho. Além disso, se você ficar mais de 14 dias sem usar o WhatsApp, todos os dispositivos vinculados à sua conta serão desconectados — e daí será necessário repetir todo o processo citado no parágrafo anterior.

Como testar

Neste primeiro momento, o recurso foi liberado para um pequeno grupo de usuários do WhatsApp Web. Como o próprio WhatsApp anunciou a novidade, é bem provável que o lançamento global da função aconteça em breve, sem que a pessoa esteja inscrita no Beta do aplicativo. Contudo, não foi revelada uma data específica para o recurso chegar à versão estável do mensageiro.

Assine a newsletter do Gizmodo

E lembrando mais uma vez que até quatro computadores, e não smartphones, poderão ser vinculados a uma única conta do WhatsApp. Por enquanto, sem previsão de quando o WhatsApp poderá ser usado em múltiplos celulares.

[WABetaInfo, G1]