Ei, você, viciado em WhatsApp: se você está usando algum app não-oficial para acessar o serviço de mensagens, é melhor parar agora mesmo. Usuários estão sendo banidos por 24 horas por baixarem o WhatsApp+ e semelhantes.

O WhatsApp+ oferece uma interface personalizável com temas, permite enviar fotos com maior qualidade, mandar arquivos de até 30 MB (o limite padrão é 16 MB), entre outros. Ele não está disponível na Play Store: você precisa instalar o WhatsApp, depois desinstalar, e só então baixar o .apk e instalar.

WhatsApp Plus
WhatsApp+ (imagem via)

Mas é melhor você não fazer isso: o WhatsApp explica em seu próprio FAQ que está banindo usuários temporariamente por usar o app alternativo.

Por que fui banido por usar o WhatsApp Plus e como posso ter minha conta desbanida?

O WhatsApp Plus é um aplicativo que não foi desenvolvido ou autorizado pelo o WhatsApp. Os desenvolvedores do WhatsApp Plus não possuem nenhum tipo de relacionamento com o WhatsApp e nós não oferecemos nenhum tipo de suporte ao WhatsApp Plus. Por favor tenha em mente que, o WhatsApp Plus contém códigos fonte, os quais o WhatsApp não garante serem seguros e também não garantimos que suas informações pessoais não estejam sendo repassadas a terceiros sem que você saiba ou sem sua autorização.

Se você for sorteado, recebe o aviso acima com uma contagem regressiva de 24 horas, junto a uma recomendação: instale o WhatsApp oficial na Play Store.

E a ofensiva não para por aí: no Google+, o dono da comunidade do WhatsApp+ avisa que foi pressionado a remover todos os links para download do app.

Recebemos do WhatsApp uma carta de cessar e desistir, e somos obrigados a remover todos os links de download e, infelizmente, a excluir esta comunidade… Sinto muito, mas isso está fora de nosso controle, o WhatsApp nos deixou em uma situação da qual não podemos fugir desta vez… Foi um passeio divertido, mas chegou ao fim…

WhatsAppMD
WhatsAppMD (imagem via El Androide Libre)

Segundo o Android Police, usuários do WhatsAppMD também estão sendo banidos por 24 horas. O app não-oficial oferece temas e uma interface baseada no Material Design.

O desenvolvedor do WhatsAppMD diz que conseguiu burlar o mecanismo que está banindo usuários, mudando a assinatura do app para coincidir com a do app oficial. Mas dado que o WhatsApp está determinado em acabar com versões não-oficiais, parece questão de tempo até que isso pare de funcionar.

O WhatsApp ultrapassou recentemente a marca de 700 milhões de usuários ativos por mês. No serviço, são trocadas 30 bilhões de mensagens por dia. [Android Police e El Androide Libre]

Imagem inicial via downloadsource.fr/Flickr