
WhatsApp aumenta nº de participantes em grupos de 256 para 1.024; entenda

De acordo com o portal WABetaInfo, o número máximo de integrantes permitidos em um único grupo do WhatsApp será ampliado para 1.024 usuários. Por enquanto, a novidade está em fase de testes com alguns poucos usuários tendo acesso à nova atualização.
Embora seja um aumento generoso no número de usuários, ele ainda está bem longe de outro popular aplicativo de mensagens, o Telegram, que conta com um limite de 200 mil participantes.
Esta é a segunda atualização no número de membros de um grupo no app de mensagens, já que, em junho deste ano, um upgrade do WhatsApp expandia o limite para 512 participantes para usuários da versão beta do aplicativo. Contudo, esse novo limite não foi liberado para o Brasil, devido a proximidade com as atuais eleições presidênciais no país.
Ambos os mensageiros, WhatsApp e Telegram, vêm sendo apontados nos últimos anos como alguns dos principais meios de disseminação de desinformação. Alguns especialistas no assunto defendem que aumentar a quantidade de participantes em um grupo amplia o alcance de informações imprecisas, fora de contexto ou completamente falsas.
A preocupação aumenta em períodos eleitorais, onde existe o temor de que notícias falsas possam contaminar o debate público de forma que a decisão dos eleitores seja influenciada pelas chamadas “fake news” que circulam nas redes sociais.
Possivelmente o novo limite máximo, de 1.024 integrantes, será liberado no Brasil apenas em 2023.
Recentemente a Meta Platforms, lançou uma assinatura paga do app chamada “WhatsApp Premium” disponível apenas para usuários corporativos. Uma das principais novidades da assinatura é a possibilidade de conectar a uma conta da plataforma em até 10 dispositivos diferentes.